Relatório da Brand Finance 50, revela que o Flamengo é a marca mais valiosa do futebol brasileiro

EMANUEL MARTINS: Um relatório divulgado pela Brand Finance Futebol 50, nesta quarta-feira, o site apontou que o Flamengo mantém a marca mais valiosa, pelo terceiro ano consecutivo. Apesar dos números que o Mais Querido atingiu, houve uma queda de 2%, o que não tirou a liderança do clube, como o mais valioso no Brasil, porém, o clube fica de fora do top 50, entre as marcas do futebol mundial.

Você precisa saber:

  • Relatório da Brand Finance 50, revela que o Flamengo é a marca mais valiosa do futebol brasileiro
  • O Rubro-Negro tem marca no valor de 99,9 milhões de dólares, mas tem queda de 2% e fica de fora do top 50 das maiores marcas mundiais
  • Palmeiras é o segundo e o São Paulo é o terceiro da lista

Relatório da Brand Finance 50, revela que o Flamengo é a marca mais valiosa do futebol brasileiro

Nos últimos anos, Flamengo e Palmeiras tem sido os protagonistas do futebol brasileiro, conquistando títulos nacionais e internacionais.

Fora das quatro linhas, as equipes também lideram o ranking de times mais valiosos do futebol brasileiro, como revela o relatório da Brand Finance Futebol 50, confira o top 10.

Flamengo – 99,9 milhões de dólares (R$ 547,14 milhões na cotação atual)

2º Palmeiras – 85,1 milhões de dólares (R$ 466,08 milhões)

3º São Paulo – 55,7 milhões de dólares (R$ 305,06 milhões)

4º Corinthians – 49,1 milhões de dólares (R$ 268,92 milhões)

5º Grêmio – 34,5 milhões de dólares (R$ 188,95 milhões)

6º Atlético Mineiro – 34 milhões de dólares (R$ 186,21 milhões)

7º Inter – 31,5 milhões de dólares (R$ 172,52 milhões)

8º Fluminense – 30,5 milhões de dólares (R$ 167,05 milhões)

9º Red Bull Bragantino – 21 milhões de dólares (R$ 115,01 milhões)

10º Athletico Paranaense – 21 milhões de dólares (R$ 115,01 milhões)

Marca Flamengo

O Flamengo mantém sua posição como a marca mais valiosa do futebol brasileiro, apesar de uma ligeira queda no valor da marca em 2%, para US$ 99,9 milhões. O índice de força da marca do clube teve um declínio marginal de 77,8 para 74,9, mas continua sendo o mais forte entre as marcas do futebol brasileiro.

Neste ano, o Flamengo conseguiu um dos maiores acordos da sua história e da história do futebol brasileiro, anunciando a Pixbet, como patrocinador máster.

Relatório da Brand Finance 50, revela que o Flamengo é a marca mais valiosa do futebol brasileiro

Foto: Divulgação

Eduardo Chaves, sócio-diretor da Brand Finance do Brasil

” A avaliação das marcas dos cubes de futebol é essencial para o crescimento tanto do time quanto do negócio, pois ela fortalece o engajamento com os torcedores, atrai patrocinadores e aumenta as receitas provenientes de produtos licenciados e direitos de transmissão. A gestão eficaz da marca de um clube de futebol é diretamente associada à sua sustentabilidade financeira. Clubes bem geridos, que investem na evolução de sua marca, tendem a atrair mais investimentos e patrocinadores, resultando em uma base financeira mais sólida. Isso inclui estratégias de marketing, relacionamento com os fãs, parcerias comerciais e inovações tecnológicas. Além disso, a transformação de clubes em sociedades anônimas (SAF) tem mostrado ser um caminho viável para a profissionalização da gestão”.

Hugo Hensley, chefe de serviços esportivos da Brand Finance

“As marcas do futebol brasileiro estão atingindo metas financeiras, com o São Paulo obtendo um aumento de 55% no valor da marca e o Flamengo mantendo o primeiro lugar, apesar da concorrência acirrada. Embora nenhum clube da Série A tenha entrado na lista dos 50 mais valiosos do mundo este ano, as proezas futebolísticas do Brasil continuam a reforçar o seu poder de influência global, ocupando o primeiro lugar na liderança desportiva a nível mundial”.

Transformação Digital: Flamengo e Palmeiras lideraram com campanhas digitais inovadoras e experiências virtuais de torcedores, que ampliaram seu alcance global e impulsionaram as vendas de mercadorias.

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorEntenda o motivo que faz Landim querer que o Flamengo tenha um novo Clube em Portugal
Próximo artigoGony Arruda é nomeado vice de relações externas do Flamengo