O grande nome do Flamengo em 2024 é Pedro, que lidera oito estatísticas do Brasileirão. São dados absurdos, além do fato de que os 26 gols até aqui em na temporada o aproximam dos 35 gols marcados na temporada de 2023 inteira, quando teve o ano mais artilheiro de sua carreira. Artilheiro do Brasil com cinco gols de frente para Lucero, a conversão de gols esperados é o que permite o Camisa 9 somar estatísticas tão boas.
Pedro lidera a estatística e é o jogador que mais converte gols esperados em todo o Campeonato Brasileiro. Isso significa que o atleta perde poucas oportunidades, tendo uma alta taxa de conversão de gols que são considerados esperados.
➕ Que dia o Flamengo joga? Saiba tudo sobre o próximo jogo
A métrica de xG (Expected Goal, em inglês), ou seja, gols esperados ou expectativa de gols, coloca as finalizações em diferentes níveis de dificuldades. De fora da área, voleios, bicicletas ou demais lances plásticos entram na categoria de finalizações consideradas mais difíceis. Os gols fáceis são geralmente os que o atleta aparece sem marcação, dentro da área ou mesmo sem goleiro.
São oito gols marcados por Pedro no Brasileirão, sendo o artilheiro do torneio. O índice de gols esperados convertidos é alto, segundo os dados do Sofascore: são 8.12. Ou seja, Pedro converteu a grande maioria das principais oportunidades de gol.
Pedro supera Vegetti, Isidro Pitta, Rony e Júnior Santos
Abaixo de Pedro, estão todos os outros jogadores do Brasileirão, logicamente. Mas os nomes citados são os que estão abaixo de Pedro, no Top 5. A diferença é grande para seus concorrentes.
Chutes certos alavancam estatística
O que torna a conversão de gols esperados letal em Pedro é outra estatística. Sua média é e 1,3 chutes certos por partida. Ou seja, chutes no alvo, e a bola só não entra caso o goleiro faça a defesa.
Esse é mais um dado liderado pelo craque no Brasileirão, empatado com Vegetti, do Vasco, que tem a mesma média de chutes certos que Pedro.
Fonte: Mundo Rubronegro