O Flamengo enfrenta o Juventude nesta quarta (26), às 20h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A partida vale pela 12ª rodada do Brasileirão 2024. Líder com 24 pontos em 11 jogos, o Rubro-Negro quer vencer para se consolidar na primeira colocação, mas para isso terá que superar um obstáculo surpreendente. O técnico adversário, Roger Machado, é o treinador da Série A com o melhor (ou menos pior) aproveitamento contra o Fla.
O treinador gaúcho de 49 anos tem o melhor retrospecto contra o Flamengo entre todos os técnicos dos clubes da série A do Brasileirão 2024. O Mundo Rubro Negro fez um levantamento e chegou aos oito profissionais que seguem empregados e fizeram mais de uma partida contra o Fla. Com aproveitamento de 46,1%, Roger lidera a lista. Rogério Ceni, com 12 derrotas em 12 jogos, é o lanterna. Veja a tabela completa abaixo.
➕Flamengo precisa superar tabu de 26 anos para vencer Juventude
Roger Machado já enfrentou o Flamengo como treinador por 13 vezes na carreira. Foram cinco vitórias, três empates e cinco derrotas. No total, dos 39 pontos em disputa, os times comandados pelo treinador conquistaram 18. Roger jogou contra o Rubro-Negro comandando Grêmio (4x), Fluminense (4x), Bahia (3x) Palmeiras (1x) e Atlético-MG (1x).
Uma das poucas derrotas do Flamengo de Jorge Jesus foi para Roger Machado
O primeiro jogo que Roger Machado fez como treinador contra o Flamengo aconteceu em 18 de julho de 2015, no Maracanã. O Fla bateu o Grêmio por 1 a 0, com gol de Paolo Guerrero. O encontro mais recente aconteceu no Brasileirão 2021, na nona rodada, quando o Fluminense de Roger Machado bateu o Rubro-Negro de Rogério Ceni por 1 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo, em 4 de julho. André marcou o gol tricolor.
A maior vitória de Roger Machado sobre o Flamengo aconteceu em 4 de agosto de 2019, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O recém-chegado Jorge Jesus decidiu estrear Filipe Luís ainda sem ritmo e levou um sonoro 3 a 0, com três gols de Gilberto (atacante que está com ele no Juventude). Quem diria que aquela seria a única derrota do Rubro-Negro sob o comando do português até garantir o título do Brasileirão, após campanha histórica de 90 pontos e 27 vitórias em 38 jogos.
Fonte: Mundo Rubronegro