Além do próprio Rodrigo Dunshee de Abranches, apenas três dos 16 vice-presidentes da gestão Rodolfo Landim no Flamengo estiveram presentes ao ato de lançamento da candidatura do vice-presidente geral e jurídico como candidato do presidente nas eleições do Flamengo ao dezembro. Nenhum dos presidentes dos outros Conselhos do Flamengo (Administração, Fiscal, Deliberativo e de Grandes Beneméritos) esteve presente também.
As ausências podem indicar que boa parte desses dirigentes do clube pretende apoiar a candidatura de Luiz Eduardo Baptista (Bap), presidente do Conselho de Administração, que disputava o apoio de Landim com Dunshee mas deve manter sua candidatura de forma independente mesmo sem a adesão do presidente.
➕10 polêmicas de Dunshee, candidato de Landim à sucessão no Flamengo
Os únicos três vice-presidentes presentes, além de Dunshee, foram Vitor Zanelli (Futebol Feminino e de Base), Bernardo Amaral (Planejamento) e Gustavo Oliveira (Comunicação e Marketing). Essa última presença surpreendeu alguns, já que Gustavo é um antigo aliado de Bap.
Entre as ausências, a vice-presidente de Esportes Olímpicos, Deborah Frochtengarten e o de Futebol, Marcos Braz, também devem apoiar Dunshee. A primeira foi indicada por Patricia Amorim justamente como composição com Dunshee. Já Braz é desafeto de Bap e tem o nome cotado para ser candidato a vice-presidente de Dunshee,
Os demais vice-presidentes, entretanto, podem se alinhar a Bap ou até a Mauricio Gomes de Mattos, que ainda não foi substituído como vice-presidente de Embaixadas e Consulados mas deixou o cargo para concorrer. Mattos também estava presente ao jantar, já que o evento originalmente é uma confraternização semanal promovida pelo ex-presidente Delair Drumbosck em um restaurante na Barra da Tijuca, mas acabou se tornando em um ato de lançamento da candidatura de Dunshee à sucessão de Landim e do próprio Landim à presidência do Conselho Deliberativo.
Aliados de Landim, presidentes de Conselhos também faltaram
O MRN teve acesso à lista de presentes, com 117 nomes, a maioria membros de grupos de apoio da gestão Landim sem cargos na gestão. Além dos vice-presidentes, os principais nomes presentes foram o ex-presidente Hélio Ferraz e os vice-presidentes de Poder Fábio Domingos (Deliberativo), Emilio Habibe (Administração) e José Pires (Fiscal).
Chamam atenção a ausência dos presidentes Antônio Alcides (Deliberativo), Sebastião Pedrazzi (Fiscal) e Marcelo Antero de Carvalho (Grandes Beneméritos), todos aliados de Landim.
Além de Frochtengarten e Braz, os vices que não estiveram presentes são Rodrigo Tostes (Finanças), Getúlio Brasil (Fla-Gávea), Marcelo Conti (Gabinete da Presidência), Arthur Rocha (Patrimônio), Luís Fernando Almeida (Patrimônio Histórico), Adalberto Ribeiro (Relações Externas), Raul Bagattini (Remo), Ricardo Campelo (Responsabilidade Social), Paulo Cesar Pereira (Secretaria) e Alexandre Pinto (Tecnologia da Informação).
É possível que a formalização do apoio de Landim a Dunshee leve à saída de alguns desses vice-presidentes nos próximos dias. Afora o vice-presidente geral, que é eleito, os demais vice-presidentes estatutários, que compõem o Conselho Diretor, são cargos de livre nomeação pelo presidente do Flamengo.
Fonte: Mundo Rubronegro