A conquista do Campeonato Carioca de 1999 completa 25 anos nesta quarta-feira (19). O título com o histórico gol de falta de Rodrigo Mendes contra o Vasco marcou a última vez que o Flamengo foi campeão no Maracanã ‘raiz’, com arquibancadas de concreto e geral conforme o projeto original inaugurado para a Copa do Mundo de 1950.
Não à toa, naquele campeonato o Flamengo jogou pela última vez para mais de 100 mil torcedores no Maracanã. Foi num clássico contra o Vasco, embora não o jogo final, e sim o do título da Taça Guanabara, dois meses antes, que classificou o Flamengo para a grande final. No jogo decisivo, 87.519 torcedores estiveram no Maracanã.
➕ Flamengo prevê ‘mudança do perfil de público’ no Maracanã
No fim de 1999, o Maracanã passou por uma reforma para abrigar o Mundial de Clubes da Fifa, que seria vencido pelo Corinthians contra o Vasco em janeiro de 2000. As arquibancadas passaram a ter cadeiras verdes, amarelas e brancas e a geral foi fechada.
O Flamengo ainda conquistou em 1999 a Copa Mercosul, mas o jogo final foi realizado no Parque Antarctica, e na partida de ida o Maracanã estava com capacidade reduzida por conta das obras.
Em 2007, o estádio passou por uma nova reforma para o Pan, e em 2010 foi fechado para a reforma para a Copa do Mundo e reinaugurado em seu novo e reduzido formato em 2013.
Flamengo cogita fazer Maracanã voltar a ter arquibancada de concreto
No início deste mês, o Flamengo ganhou a licitação para administrar o Maracanã conjuntamente com o Fluminense pelos próximos 20 anos. Embora o projeto técnico apresentado ao governo do estado não fale nada sobre remover as cadeiras das arquibancadas, o Flamengo garante estar considerando a possibilidade.
O vice-presidente Rodrigo Dunshee de Abranches, lançado ontem oficialmente como candidato de Rodolfo Landim à sucessão, disse que o Flamengo vai conversar com o Fluminense sobre a possibilidade de retirar as cadeiras nos setores Norte e Sul para que a arquibancada volte a ser apenas de concreto, permitindo uma capacidade maior no estádio.
Atualmente, o Maracanã tem capacidade máxima de pouco mais de 70 mil pessoas. O recorde de público no estádio em jogos de clubes foi estabelecido na final da Recopa Sul-Americana de 2023, quando 71.411 torcedores estiveram no estádio para Flamengo x Independiente del Valle.
Fonte: Mundo Rubronegro