Flamengo e Bahia se enfrentam nesta quinta-feira (20), às 20h, pelo Brasileirão, e o retorno ao Maracanã certamente ativa lembranças ruins no zagueiro Kanu. Com histórico de expulsões e derrotas contra o Mengão, defensor ficou marcado justamente por cartão vermelho em vitória do Fla por 1 a 0 no último encontro dos times.
A última vez que o Flamengo enfrentou o Bahia foi no dia 30 de setembro de 2023, em jogo válido pela 25ª rodada do Brasileirão, também no Maracanã. Tentando se recuperar na tabela após demissão de Sampaoli, com Mário Jorge no comando, Mengão contou com ajuda de Kanu para sair vencedor pelo placar mínimo. Pedro marcou de pênalti no segundo tempo.
➕ Paquetá é chamado para falar sobre apostas em CPI
O Flamengo dominou a posse de bola e as ações ofensivas desde o primeiro tempo, mas parou em defesas de Marcos Felipe, chute no travessão de Pulgar e erros no terço final. Mas expulsão de Kanu no primeiro minuto da segunda etapa mudou cenário.
Kanu puxou Gerson pela camisa enquanto meia entrava na área sozinho com a bola. O árbitro Sávio Pereira Sampaio deu apenas amarelo em um primeiro momento. No entanto, aplicou o vermelho após analisar o VAR e identificar que Gerson era último homem e entrava na área em chance clara de gol.
O volume ofensivo do Flamengo aumentou e, aos 10 minutos, Bruno Henrique sofreu pênalti ao ser chutado por Gilberto. Na cobrança, Pedro esbanjou a categoria habitual e finalizou no canto direito deslocando Marcos Felipe.
Histórico de expulsões de Kanu contra o Flamengo
Kanu é listado para o jogo desta quinta como dúvida, mas ele deve ser titular caso esteja à disposição de Rogério Ceni. Titularidade que pode animar torcedores rubro-negros na expectativa de um resultado positivo. Afinal, histórico do defensor é de seis derrotas para o Flamengo em oito jogos, sendo que foi expulso em três.
A primeira expulsão foi muito similar com a que ocorreu no último Flamengo x Bahia. Ainda jogando pelo Botafogo, Kanu puxou Rodrigo Muniz que disparava em direção ao gol e recebeu segundo amarelo. A partida terminou com vitória rubro-negra por 2 a 0.
Em seguida passou o seu maior período sem a punição contra o Fla: três jogos. Mas logo no primeiro confronto pelo Bahia já retomou a marca. Aos 28 minutos foi punido com amarelo por reclamação após expulsão de Rezende. Três minutos depois, acertou Gabigol com braço ao proteger a bola e juiz entendeu que foi suficiente para segundo cartão.
Veja retrospecto do Flamengo contra o zagueiro:
Fonte: Mundo Rubronegro