Franca e Flamengo disputaram a grande final do Novo Basquete Brasil, que terminou com o time paulista como campeão e o Flabasquete como vice. Ao final da competição, o NBB realizou a votação dos melhores da temporada 2023/24, e o Mengo teve dois representantes escolhidos: Gui Deodato e Gabriel Jaú.
Gui Deodato, com 12.4 pontos e 12.9 de eficiência, conquistou o prêmio de melhor ala do ano, ao lado de Isaac Thornton, do Botafogo. Já dentro do garrafão, quem fez bonito foi Gabriel Jaú, eleito um dos pivôs do ano, com 13.5 pontos e sete rebotes. O outro melhor pivô do NBB foi Lucas Dias, do Sesi Franca.
➕ A Última Academia: Olivinha, Deus da Raça e ícone da hegemonia do FlaBasquete
Além de ‘melhores pivôs e melhores alas’, o Novo Basquete Brasil também premiou outras categorias. Foram elas: técnico do ano, defensor do ano, armador do ano, 6º homem do ano, estrangeiro do ano, destaque jovem, maior evolução, jogador mais eficiente, líder de assistências, líder de rebotes, cestinha do ano e MVP.
Prêmios coletivos também foram distribuídos, e o Paulistano/Corpe recebeu o troféu de melhor defesa, com 70.7 PSJ, e o campeão Sesi Franca teve o melhor ataque do Novo Basquete Brasil, com 85.7 PPJ
O melhores do ano premiou A votação de todas as categorias do prêmio melhores do ano foi realizada por jogadores, técnicos, árbitros e imprensa especializada.
O Novo Basquete Brasil também anunciou uma homenagem a Olivinha, ex-jogador do Flamengo, que se aposentou ao fim da temporada. Agora, o ídolo do Mengão tem um prêmio com seu nome: o Troféu Olivinha.
Maior reboteiro da história do Novo Basquete Brasil, com três prêmios, e um dos maiores campeões do NBB, com seis títulos, Olivinha agora é nome de troféu, e comemorou bastante o feito. Que honra, NBB. Obrigado pela homenagem! Gratidão por todos esses 116 anos na batalha e, no final, ser homenageado dessa forma”, disse.
Flamengo no NBB 2023/24
O Flamengo chegou à grande final do Novo Basquete Brasil e enfrentou o Sesi Franca, mas teve uma campanha muito abaixo do esperado e amargou o vice-campeonato. Em quatro partidas, o Fla venceu apenas uma e perdeu o título dentro do Maracanãzinho, diante da torcida.
A campanha, principalmente da final, foi marcada por muitas falhas, e o time encerrou a temporada com muitas críticas da Nação. Os torcedores, inclusive, pedem a saída de Gustavo de Contti do comando técnico. Por outro lado, há informações de que o Fla pretende renovar com o treinador por mais uma temporada.
Agora, com o fim dos compromissos, é aguardar os próximos passos do Flamengo em relação à reformulação tão pedida pela torcida na modalidade. Quem fica? Quem sai? Quais serão os reforços? E os destinos de Gui Dedotado e Gabriel Jaú, que conquistaram prêmios individuais? Resta aguardar o planejamento do Rubro-Negro.
Fonte: Mundo Rubronegro