Na noite desta segunda-feira (17), o Boston Celtics atropelou o Dallas Mavericks, fechou as finais da NBA em 4 a 1 e se sagrou campeão do principal torneio de basquete do mundo. Sob o comando de Jason Tatum e Jaylen Brown, o time de Massachusetts levantou o seu 18º troféu e encerrou uma seca de 16 anos sem conquistar o título.
Maior campeão da história da NBA, o Boston Celtics não conquistava o título desde a temporada 2007-2008, quando liderados por Paul Pierce, Kevin Garnett e Rajon Rondo, bateu o Los Angeles Lakers por 4 a 2 nas finais. Sendo assim, o MRN te lembra como foi a temporada do Flamengo no ano do último título do Boston.
➕Flamengo não descarta trazer Facundo Pellistri, mas faz aviso
Como foi o ano do Flamengo em 2008, ano do último título do Boston Celtics
Título Carioca
Vindo de um título Carioca e uma terceira colocação no Campeonato Brasileiro após uma arrancada histórica em 2007, o Flamengo iniciou 2008 cercado de grandes expectativas. Com a contratação de Kleberson, que chegava do Besiktas, o Rubro-Negro vinha forte para a temporada.
Comandado por Joel Santana, o Flamengo começa 2008 com seis vitórias consecutivas e faz boa campanha na Taça Guanabara. No mata-mata, o time passou por Vasco e Botafogo para levantar o troféu. O mesmo Botafogo foi o adversário na final do Cariocão, e, com atuações históricas de Obina e Tardelli, o Rubro-Negro atropelou o rival e levantou o 30º título estadual, empatando com o Fluminense como maior vencedor.
Vexame na Libertadores
O time que parecia cada vez mais encaixado fez uma ótima campanha na primeira fase da Libertadores. Com quatro vitórias, um empate e uma derrota na primeira fase, o Mengão avançou como líder do Grupo 4 e pegou o América do México nas oitavas.
Após vencer a ida por 4 a 2, em pleno Estádio Azteca, o Mengão protagonizou um dos maiores vexames de sua história na volta. Três dias após o título estadual, o time perdeu por 3 a 0 em pleno Maracanã e foi eliminado da competição, no jogo de despedida de Joel Santana, que deixava o clube para comandar a Seleção da África do Sul.
Campanha decepcionante no Brasileirão
Com a saída de Joel Santana, o Flamengo apostou na chegada de Caio Júnior. O treinador assumiu a equipe e teve um início arrasador. Após 11 rodadas, o Mais Querido liderava o Campeonato Brasileiro, com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado. Depois de iludir o torcedor, no entanto, o Mengão teve uma queda brusca de rendimento.
Com as saídas de Marcinho (que mesmo jogando apenas metade da temporada terminou o ano como artilheiro da equipe, com incríveis 17 gols), Renato Augusto e Souza, peças importantes da equipe, o Mengão acumulou tropeços e acumulou apenas dois pontos em sete jogos.
Em crise, o Flamengo perdeu não só o título como ficou de fora do G4 e sequer conseguiu a classificação para a Libertadores do ano seguinte. O time terminou o Brasileirão na quinta posição com 64 pontos, um a menos do que o Palmeiras, quarto colocado.
Números do Flamengo em 2008
Em 2008 o Flamengo disputou 66 partidas, com 38 vitórias, 13 empates e 15 derrotas. Foram 126 gols marcados e 79 sofridos. Mesmo saindo em julho, Marcinho foi o artilheiro do time com 17 gols no ano. Obina e Ibson fecharam a temporada logo atrás, com 15 gols cada. Lateral artilheiro, Léo Moura fez mais uma ótima temporada ofensiva, com 13 gols.
Fonte: Mundo Rubronegro