Filipe Luís faz palestra para Sub-12 do Flamengo

Multicampeão pelo Flamengo e agora técnico do Sub-20, Filipe Luís tem participado ativamente de atividades internas no Rubro-Negro e intensificado o contato com jovens de todas as categorias de base do clube. Desta vez, a forma de troca de experiência de Fili com os jogadores foi através de uma palestra realizada no Ninho do Urubu.

O Departamento de Desenvolvimento Humano do Flamengo elaborou o evento, e a palestra de Filipe Luís foi dividida em três blocos, de modo a deixar a troca de experiências divertida para os mais jovens.

Filipe Luís explica racismo sofrido com base do Flamengo nos EUA

O primeiro bloco se chamava “te stalkeei”. Momentos da vida pessoal de Filipinho foram compartilhados, para que ele detalhasse seus gostos e hobbies, de modo a imagem de “ídolo intocável”. Na segunda etapa, chamada de “resenha com Filipe Luís”, foi realizada uma espécie de coletiva de imprensa, onde os próprios jogadores do Sub-12 elaboraram as perguntas para o craque.

Na terceira etapa, Filipe Luís participou do famoso “toque e sai”, um bate-bola para responder perguntas de maneira objetiva e compartilhar fatos marcantes da vida e da carreira com os jovens mais novos. Ao final da palestra, Filipinho falou sobre a troca de experiências com os garotos.

“Foi, foi (a coletiva de imprensa mais sem filtro que já participou), mas não fugi de nenhuma pergunta, enfrentei todas. Os meninos fizeram perguntas interessantes e é muito legal essa troca. Espero que aconteça mais vezes, com treinadores e jogadores, porque eles precisam desse contato. Sempre é importante eles escutarem, nem todos vão escutar da mesma forma, mas com certeza vai entrar na cabeça de alguns e ajudar em algum momento de difícil. Importante ter essa troca dentro do clube, não só com jogadores, mas também entre treinadores. Cada vez a gente está com essas relações mais próximas e isso é muito legal”, pontuou o técnico do sub-20.

João Isaac, meia do sub-12 do Mengão, revelou que estava aguardando muito o evento. “Muito legal falar com jogador que passou pela Europa, jogou Copa do Mundo. Foi muito animado, fiquei ansioso para caramba”. João Bertozi, que é lateral-esquerdo, também falou sobre o sentimento de participar da palestra de Filipe Luís.

“Fiquei feliz de estar ali frente a frente com ele, eu também sou lateral-esquerdo e admiro muito ele. O que mais gostei foi quando ele falou da família dele. Isso me lembra muito ele, minha família, meu irmão que estão na minha cidade, Londrina-PR. Eu fico com muita saudade, mas tem que trabalhar, fazer um sacrifício por eles. É muito craque, ele dribla, corta para o meio, chuta, ele é muito bom”, disse Bertozi.

De jogador a treinador: a trajetória de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís chegou ao Flamengo em 2019 para compor o elenco estrelado e que viria a fazer história já no primeiro ano pelo clube, com as conquistas da Libertadores e do Brasileirão da época. A geração de Filipinho se tornou a segunda mais vitoriosa do Mais Querido e está eternizada nos corações dos rubro-negros.

Individualmente falando, Filipe Luís foi um atleta que sempre recebeu muito carinho dos rubro-negros, e viu o apelido de “queridão”, que era uma brincadeira interna, se tornar uma forma de receber apoio também da torcida. Inclusive, em uma das respostas do toque e sai, o ídolo do Mengão falou que quer ser lembrado como uma pessoa querida, mas mal sabe ele que esse posto já o pertence.

Filipinho pendurou as chuteiras em 2023, após conquistar dez títulos pelo Rubro-Negro: duas Libertadores, dois Brasileiros, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa do Brasil e dois Cariocas.

Aposentado dos gramados, Filipe iniciou a carreira como técnico e assumiu o time Sub-17 do Flamengo. Já no primeiro trabalho, chegou à final da Copa Rio e vai em busca do título sobre o Vasco da Gama. No entanto, Filipinho já se prepara para evoluir e mudar de cargo.

Na última terça-feira (11), o Flamengo anunciou que Filipe Luís vai assumir o elenco Sub20 após a saída de Máro Jorge. O ex-treinador da categoria deixou o Mais Querido após oito anos para assumir a Seleção Sub-17 da Arábia Saudita.

Filipe, então, vai encerrar a disputa da Copa Rio Sb-17 e assumir o Sub-20, categoria com a qual vai disputar o Mundial. O Mengão vai enfrentar o Olympiacos, da Grécia, no Maracanã, dia 24 de agosto.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorAgora no Grêmio, Rodrigo Caio ‘enfrenta’ carinho da Torcida do Flamengo
Próximo artigoLéo Pereira na lateral-esquerda? Tite confirma posição que o zagueiro atuará em treino do Flamengo