Homem de confiança de Tite, Gerson enfrentou um início de temporada bastante questionado e foi alvo de duras críticas dos torcedores. Entretanto, desde que retornou ao Flamengo pós procedimento cirúrgico, se reencontrou com a boa fase e, atualmente, vive melhor momento no ano.
No dia 1 de março, Gerson foi submetido a uma cirurgia no rim esquerdo. O procedimento foi uma pieloplastia para correção de uma estenose congênita do ureter, feito para reestabelecer o fluxo urinário do camisa 8.
➕ Gerson dá instrução a Igor Jesus em lance de gol do Flamengo
Gerson voltou aos gramados praticamente dois meses depois, no dia 28 de abril, em jogo contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. No duelo em questão, no entanto, o camisa 8 não foi titular, e foi acionado por Tite pelo banco de reservas. O Fla perdeu por 2 a 0.
O primeiro jogo de Gerson como titular foi no dia 1 de maio, contra o Amazonas, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, o Fla ganhou de 1 a 0, com gol de Pedro. Desde então, o camisa 8 não saiu mais do ‘time ideal’ de Tite.
Rendimento de Gerson
Em sete jogos disputados, Gerson foi titular em todos, e aos poucos, foi reencontrando a boa fase. Tanto é que, nesse um mês, desde o retorno ao 11 inicial, o camisa 8 evoluiu e vem sendo destaque do Flamengo, dominando as estatísticas entre todos os jogadores.
Nos jogos contra Amazonas, Bragantino e Palestino, no entanto, Gerson ainda passava por questionamentos, mas atuava como segundo volante. A mudança de posição do camisa 8 justifica, inclusive, a melhora de rendimento. Veja no mapa de calor abaixo:
Contra o Corinthians, Gerson foi readaptado, e passou a jogar pela meia direita. Mais avançado e com espaço para trabalhar junto a De La Cruz e Arrascaeta, o camisa 8 passou a render mais, e foi justamente após a mudança de posição que foram registradas as melhores atuações do jogador.
Gerson é o primeiro jogador em assistências, com duas, e o primeiro em grandes chances criadas, com três. O Camisa 8 também tem o maior número de duelos ganhos (56), desarmes (19) e em faltas sofridas (20).
O Coringa também é o segundo atleta do time em passes decisivos, com 15, e em bolas recuperadas, com 44. Em nota, de acordo com o portal estatístico Sofascore: 7.62.
Com a confiança do técnico Adenor, Gerson vai retomando o bom futebol e reconquistando o crédito com a Nação Rubro-Negra. E neste cenário de titularidade, o camisa 8 se prepara para ir a campo contra o Vasco, pelo Brasileiro.
A bola vai rolar para Flamengo e Vasco da Gama no próximo domingo, dia 2 de junho, no Maracanã, às 16h (horário de Brasília), em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O Clássico dos Milhões marca, também, o retorno da competição nacional após período de paralisação devido à tragédia no Rio Grande de Sul.
Fonte: Mundo Rubronegro