Sorteio da Libertadores: classificados, possíveis confrontos e o que você precisa saber sobre oitavas

Está (quase) na hora da fase final da CONMEBOL Libertadores. Com os jogos desta semana, 15 dos 16 classificados às oitavas de final foram conhecidos e estarão no sorteio da próxima segunda-feira (3), em Luque, no Paraguai, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

No pote 1, estarão os líderes dos grupos. Dono da melhor campanha, o River Plate lidera o pelotão que conta ainda com quatro brasileiros (Atlético-MG, Palmeiras, São Paulo e Fluminense) e mais Junior Barranquilla e Bolívar, além de quem ficar com a posição no grupo C (ainda indefinido).

Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!

Já o outro grupo reúne aqueles que acabaram como segundos colocados. Flamengo e Botafogo são possivelmente as “bolinhas a serem evitadas” no sorteio. Colo Colo, Talleres, San Lorenzo, Peñarol e Nacional, além do representante da chave C, fecham o rol.

Quem pode encarar quem na próxima fase? Veja essa e outras curiosidades sobre o sorteio da Libertadores:

OS CLASSIFICADOS À FASE FINAL:

Grupo A – Fluminense e Colo Colo

Grupo B – São Paulo e Talleres

Grupo C – The Strongest (pode ser 1º ou 2º)

Grupo D – Junior Barranquilla e Botafogo

Grupo E – Bolívar e Flamengo

Grupo F – Palmeiras e San Lorenzo

Grupo G – Atlético-MG e Peñarol

Grupo H – River Plate e Nacional

MELHOR CAMPANHA GERAL ENTRE OS LÍDERES:

River Plate – 16 pontos

Atlético-MG – 15 pontos

Palmeiras – 14 pontos

Fluminense – 14 pontos

São Paulo – 13 pontos

Bolívar – 13 pontos

Junior Barranquilla – 10 pontos

*No grupo C, Grêmio pode ser líder com 12 pontos, Huachipato tem possibilidade de fechar com 11 pontos e o The Strongest com 10

QUEM DISPUTA A ÚLTIMA VAGA?

Huachipato e Grêmio estão na briga pela 16ª vaga nas oitavas de final. E tudo pode ser decidido na próxima terça-feira (4), quando os dois times se enfrentam às 21h (de Brasília), no Chile, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

A vantagem é do time da casa, que soma oito pontos e está em segundo lugar na chave, enquanto o Grêmio tem seis, em 3º lugar.

Quem vencer confirma a classificação. Caso a partida termine empatada, o Tricolor gaúcho joga sua última ficha no sábado (8), contra o Estudiantes. Se vencer, vai às oitavas; caso contrário, a vaga será do Huachipato.

POSSÍVEIS CONFRONTOS

Não há travas no sorteio, o que significa dizer que qualquer um dos líderes pode encarar qualquer um dos segundos colocados – inclusive se tiverem se enfrentado no mesmo grupo.

Flamengo e Botafogo, por exemplo, podem encarar qualquer um dos brasileiros que acabaram na primeira posição (Fluminense, São Paulo, Palmeiras e Atlético-MG). Ou ainda o River Plate, outro que passou na ponta.

Se o Grêmio vencer os dois jogos que restam e também passar em primeiro, a chance de um confronto verde e amarelo logo de cara cresce consideravelmente. Mas também existem outras possibilidades interessantes, sobretudo por tradição.

No pote 2, estarão equipes como Peñarol, cinco vezes campeão da Libertadores, e Nacional, que faz parte do grupo dos tri como Palmeiras e São Paulo (além de Flamengo, Grêmio e o Santos, que não disputa a atual edição).

COMO SERIA NO FORMATO ANTIGO?

RELACIONADO

CONMEBOL INSPECIONA TRÊS ESTÁDIOS CANDIDATOS A SEDE DA FINAL DA LIBERTADORES EM BUENOS AIRES12HESPN.COM.BR

Até a adoção do sorteio para definir os confrontos das quartas de final, a Conmebol preferia uma fórmula mais direta, em que a melhor campanha entre os líderes encarava o pior segundo colocado e assim sucessivamente.

Se a regra ainda fosse essa, e levando em consideração a classificação de momento no grupo do Grêmio, os confrontos seriam:

River Plate x Colo Colo

Atlético-MG x Huachipato

Palmeiras x San Lorenzo

Fluminense x Botafogo

São Paulo x Nacional

Bolívar x Flamengo

Junior Barranquilla x Peñarol

The Strongest x Talleres

Fonte: ESPN

Artigo anteriorComo foi o último clássico entre Vasco e Flamengo pelo Brasileirão?
Próximo artigoZico surpreende ao pedir estádio do Flamengo para apenas 40 mil