Tite indica fatores que levaram o Flamengo a não conseguir o 1º lugar do grupo na Libertadores

PAULO COSTA: O Flamengo venceu o Millonarios por 3 a 0, no Maracanã, e avançou para as oitavas de final da Libertadores, ao assegurar o segundo lugar do grupo E, com 10 pontos.

Você precisa saber

  • Flamengo vence o Millonarios e avança em segundo na Libertadores
  • Tite apontou fatores que levaram a equipe a não conseguir o 1º lugar
  • Treinador citou o calendário e a sequência de jogos

Pelo fato de ter passado em segundo, o Rubro-Negro vai cruzar com equipes que terminaram em primeiro, além de decidir o segundo e decisivo jogo na casa do adversário. Na entrevista coletiva depois da vitória sobre o Millonarios, Tite apontou alguns fatores que dificultaram o time a alcançar a liderança da chave.

“Nós tivemos uma sequência de nove jogos acumulados e de dois, três dias com jogos, não teve? Então se ficar falando assim, parece que é a justificativa para uma situação que a gente não quer. Há uma desvantagem, sim. Nós queríamos decidir na nossa casa, nós queríamos ser o primeiro, agora a equipe tem suficientemente qualidade, capacidade técnica e mental para decidir dentro ou fora de casa”, disse o treinador.

Diferença de atuação dentro e fora de casa

Na fase de grupos, o Flamengo não conseguiu vencer nenhuma partida fora de casa (obteve um empate e duas derrotas). No Maracanã, porém, a equipe teve um desempenho de encher os olhos da torcida.

Não só a equipe de Tite, mas os adversários do grupo também se comportaram de maneiras diferentes atuando longe de seus domínios. Ainda na coletiva, o treinador falou sobre a mudança de postura jogando em casa.

Ela (equipe do Millonarios) não quer jogo, mas quer contra-atacar, e nós criámos. Um psicólogo pode falar isso melhor, e todas as equipes quando jogam em casa, perto do torcedor, elas têm um índice de aproveitamento, de performance melhor. É uma coisa pra psicologia explicar, mas é um aspecto de confiança e do carinho que o torcedor tem. É um componente“, comentou, antes de concluir.

Então, daquela situação (jogo na Colômbia, com altitude) para essa…havia umidade, eu soava sentado, então não dá para contextualizar. Um gramado, aqui flui. Lá (a grama) tranca a jogada de velocidade, quando a bola chega nos meias, vem pipocando. Você recebe uma bola de costas e ela vem viva. Tu trabalha em dois, três tempos, tira a velocidade do jogo. Então é uma série de aspectos.”

Tite indica fatores que levaram o Flamengo a não conseguir o 1º lugar do grupo na Libertadores

Jogadores do Flamengo na Libertadores de 2024 – Foto: Paula Reis/CRF

Os gols da vitória sobre o Millonarios

Dependendo apenas de uma vitória simples para se classificar, o Flamengo começou o jogo com tudo. Logo aos sete minutos, o jogador do Millonarios recuou para o goleiro mas a bola perdeu velocidade no meio do caminho, Pedro acreditou, limpou o arqueiro e abriu o placar no Maracanã.

Aos 25 minutos, a equipe Rubro-Negra chegou ao segundo. David Luiz arrancou pela ponta direita, driblou o marcador e tocou para Gerson. O Coringa levantou na área e o zagueiro Vargas desviou para a própria meta.

Flamengo não estava satisfeito e ainda cabia mais na etapa inicial. Matías Viña, que entrou no lugar do lesionado Ayrton Lucas, avançou pelo meio e deu um passe açucarado para o atacante Pedro, que com categoria deslocou o goleiro e ampliou o resultado nos primeiros 45 minutos.

Próximo compromisso

Após garantir classificação na Libertadores, o Flamengo volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro depois de duas semanas com a competição paralisada. Sendo assim, o próximo adversário do Mais Querido será o Vasco, no domingo (2), às 16h, no Maracanã, pela 7ª rodada.

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorFlamengo faz cálculo e define oferta para tirar Michael do Al-Hilal
Próximo artigoFlamengo goleia Millonário  em noite de Pedro está nas oitavas; Confira as notas