Flamengo teve mega projeto em 1980 por estádio; veja os detalhes

No período em que o Flamengo teve sua geração de ouro, o clube quase construiu seu estádio próprio. No dia 23 de julho de 1980, o então presidente Márcio Braga realizava um coquetel no antigo prédio do clube no Morro da Viúva, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para anunciar o projeto ‘Flamengo do ano 2000’.

O plano tinha três objetivos: transferir o departamento de futebol para a Barra da Tijuca, onde o Flamengo já tinha adquirido o terreno do Ninho do Urubu. Além disso, remodelar a sede da Gávea, com uma obra no parque aquático, criação de um complexo esportivo com 12 quadras de tênis e ginásios cobertos e um shopping. Por fim, a construção de um estádio para 50 mil pessoas, na Zona Norte.

➕: Chelsea repete Flamengo e contrata ex-auxiliar de Guardiola

Nesse estádio, no subúrbio carioca, o Flamengo também teria um espaço para uma subsede social. Ao anunciar o projeto, Márcio Braga estava irradiante: “Este é o dia mais emocionante de minha gestão. Nem mesmo quando o Flamengo conquistou o tricampeonato estadual e, a seguir, o Brasileiro, fiquei tão feliz. Senhoras e senhores, tenho a honra e o prazer de lhes apresentar o Flamengo do ano 2000”.

Sonho do Flamengo não avançou e estádio não foi construído

Com o passar do tempo, o projeto de Márcio Braga começou a ser visto como financeiramente inviável no Flamengo. O Ninho do Urubu só começou a ser utilizado em 2010, por pressão do então técnico Vanderlei Luxemburgo. Entretanto, na época, contava com instalações precárias. O shopping recebeu investimentos de patrocinadores, mas não teve licenças suficientes para sair do papel.

Por fim, o estádio na Zona Norte sequer teve um avanço significativo. O Flamengo seguiu com o Maracanã e agora, em 2024, volta a sonhar com sua casa própria, na região do Gasômetro, no Centro do Rio.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorJorge Jesus renova com Al Hilal e adia volta ao Flamengo
Próximo artigoFlamengo quer fechar acordo com Danilo, lateral firma permanência na Juventus e descarta negócio