O ano de 2023 não vem sendo muito agradável para o torcedor do Flamengo. O time tenta correr atrás do prejuízo e luta pelos títulos, sendo o único clube vivo nas três competições. No entanto, a derrota por 3 a 0 para o modesto Cuiabá mostra que o livro de vergonhas ainda não está fechado na temporada. A Nação espera que os fracassos deixem de acontecer o mais rápido possível, já que é uma fase crucial do ano.
O clube tenta vaga na final da Copa do Brasil. Além disso, a Copa Libertadores é mais um objetivo e o Mengão quer eliminar o Olimpia e chegar às quartas. Mas no Brasileirão, algumas situações inesperadas já aconteceram e se somaram ao gabarito de vexames do time em 2023. Por isso, o MRN traz uma lista com os principais acontecimentos negativos do ano.
Leia mais: Deyverson vai na contramão de repórter sobre Cuiabá x Flamengo
Vice-campeão carioca para o Fluminense
Pior do que ficar sem a taça foi a forma como aconteceu. Com Vitor Pereira, tudo dava errado, e não foi diferente nesta decisão. Isso porque o Flamengo abriu 2 a 0 no jogo de ida e colocou a mão na taça. Um time jamais havia conseguido ficar com o título após largar perdendo por dois ou mais gols de diferença na decisão. Mas o Rubro-Negro, mesmo com elenco muito superior, conseguiu a proeza de ser o primeiro time a sofrer dessa forma.
No jogo de volta, o Fluminense fez quatro gols e conseguiu ser campeão com sobras e sem sustos. Apenas no apagar das luzes Ayrton Lucas diminuiu o placar para 4 a 1, mas o título não saiu da posse da equipe rival.
Flamengo perde Recopa Sul-Americana dentro do Maracanã
Além de sair derrotado por um adversário mais frágil do futebol equatoriano, foi dentro do Maracanã. Mas o que deixou o fracasso caracterizado como vexame foi, novamente, a forma como aconteceu. O Flamengo precisava de um gol até o último minuto para levar a disputa para a prorrogação. Os torcedores já estavam impacientes e vaiaram a equipe por conta da fase e de mais um fracasso iminente.
Mas um gol na reta final fez com que os flamenguistas voltassem a sonhar. Em meio a vaias, Arrascaeta tira o zero do placar e dá a vitória ao Flamengo por 1 a 0 no tempo normal. Com o jogo da ida, o agregado ficou 1 a 1. Mas apesar do gol achado, a postura não mudou muito durante a prorrogação e o jogo foi para os pênaltis. Assim, os equatorianos venceram por 5 a 4.
Derrota na Supercopa do Brasil para o Palmeiras
Desde que perdeu a Libertadores para o Palmeiras, em 2021, o Flamengo ainda não conseguiu voltar a derrotar o clube paulista. Isso estava em jogo na Supercopa, e de lá para cá, já são quatro jogos, sendo três empates e uma derrotas.
A Supercopa era a chance do Flamengo enfim conseguir sua primeira taça em 2023. Além disso, também foi a chance de voar para a disputa do Mundial de Clubes com mais confiança. As coisas não iam bem, mas uma vitória sobre os palmeirenses poderia significar uma virada de chave em um momento conturbado. Mas o que aconteceu foi uma derrota por 4 a 3 com direito a comemoração de Gabigol mostrando a camisa para a torcida rival. De nada adiantou, já que a taça mais uma vez passou longe da Gávea.
Queda precoce no Mundial de Clubes
Sem dúvidas, o momento mais complicado para o torcedor em 2023. A Nação sonhava com o Mundial de Clubes. Ou ao menos mais uma boa participação, como em 2019, fazendo frente com o Liverpool. Desta vez o time não chegou a encarar o campeão europeu, Real Madrid, caindo para o Al Hilal na semifinal.
O jogo foi 3 a 2 para os árabes, mas o time não teve chances de classificação. O Fla perdia por 3 a 1 até os acréscimos do segundo tempo, quando Pedro marcou o segundo do time, mas a eliminação já estava sacramentada. Na decisão de terceiro lugar, o Mais Querido venceu por 4 a 2 e evitou um vexame maior.
Derrota por 2 a 0 para o Maringá
Apesar da classificação jogando dentro de casa, quando o Flamengo não fez mais que a sua obrigação ao golear por 8 a 2, o confronto também marcou vexame na temporada. Isso porque o Maringá é um time de quarta divisão e os elencos nem se comparam. Mas ainda assim, o Rubro-Negro saiu derrotado por 2 a 0 do jogo de ida, fora de casa.
O resultado assustou ainda mais a torcida, que já tinha visto o clube demitir Vitor Pereira. O jogo foi o primeiro após a saída do lusitano e Mário Jorge foi quem comandou a equipe. Mesmo vencendo por 8 a 2 com Sampaoli, alguns torcedores ainda reclamaram dos gols sofridos, já que um time de Série D conseguiu fazer dois gols jogando no Maracanã contra o elenco mais poderoso da América.
Red Bull Bragantino vence por 4 a 0
No Brasileirão, o Flamengo também enfrentou altos e baixos. Mas com Sampaoli e o time, teoricamente, em uma crescente, foi um baque perder por 4 a 0 para o Red Bull Bragantino. O torcedor achava que os vexames já tinha se encerrado em 2023, mas o time fez jus às críticas de que escolhe jogo, focando nas Copas, e jogando de uma forma completamente diferente em Bragança Paulista.
Flamengo toma 3 a 0 do Cuiabá
O último jogo do Flamengo parece ter sido ainda pior. É que o Bragantino é uma equipe arrumada, que vem mostrando suas garras nos últimos anos. O Cuiabá jamais havia vencido o Flamengo. Eram três vitórias e um empate em quatro jogos. Mas a derrota enfim aconteceu e com um conhecido algoz: Deyverson.
O atacante deu assistência e marcou gol, sendo o cara do jogo do último domingo (6). Assim, o Flamengo é uma incógnita em um importante momento da temporada. O próximo jogo é contra o Olimpia, pelas oitavas da Libertadores, e a Nação não faz ideia de qual time estará em campo na quinta-feira (10), no Paraguai.
Fonte: Mundo Rubronegro