De La Cruz, do Flamengo, assume a liderança da Bola de Ouro no Prêmio ESPN Bola de Prata

Grande destaque do Flamengo nesse início de Brasileirão, o meia Nicolás de la Cruz assumiu a liderança da Bola de Ouro após a 5ª rodada do Brasileirão no Prêmio ESPN Bola de Prata.

O uruguaio teve uma atuação de destaque no empate contra o Red Bull Bragantino, fora de casa, dando uma excelente assistência para Bruno Henrique.

Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!

Neste Brasileirão 2024, De La Cruz tem dois gols e duas assistências. Com 6,74 pontos, o uruguaio ultrapassou Gustavo Scarpa, do Atlético-MG, que tem 6,71 pontos. Nessa 5ª rodada, De La Cruz figurou também na seleção da rodada como um dos melhores meias.

Mas, o clube com mais representantes na seleção da rodada foi o Athletico-PR, que venceu o Vasco por 1 a 0 e assumiu a liderança da competição. O Furacão contou com o zagueiro Kaique Rocha (que voltou também à seleção geral do campeonato), o lateral-esquerdo Esquivel e o volante Erick, o autor do gol.

Entre os destaques individuais, que brilhou foi João Ricardo, do Fortaleza. O goleiro foi o melhor da rodada com 8,26 pontos, tendo também a maior pontuação até aqui no Brasileirão, superando Wesley, do Corinthians, que na rodada passada teve 8,22 pontos.

João Ricardo fez nove defesas contra o Corinthians, na Neo Química Arena (outro recorde nesta edição), sendo duas em situação clara de gol. Após a grande atuação, o goleiro entrou também na seleção geral do Bola de Prata 2024.

Outros destaques dessa 5ª rodada foram o atacante Luciano, que marcou dois gols na vitória do São Paulo sobre o Vitória por 3 a 1, em Salvador, e o jovem Luís Guilherme, do Palmeiras, que pela primeira vez aparece na seleção do Bola de Prata na carreira.

Eduardo Vargas, do Galo, que também fez dois gols, mas no empate contra o Fluminense, está na seleção da rodada pela segunda vez consecutiva.

A seleção da 5ª rodada do prêmio Bola de Prata foi essa: João Ricardo (Fortaleza), Santiago Arias (Bahia), Kaique Rocha (Athletico-PR), Pedro Henrique (RB Bragantino) e Esquivel (Athletico-PR); Erick (Athletico-PR), De la Cruz (Flamengo) e Igor Gomes (Atlético-MG); Eduardo Vargas (Atlético-MG), Luciano (São Paulo) e Luís Guilherme (Palmeiras). Técnico: Rogério Ceni (Bahia).

Já a seleção geral do Bola de Prata contou com quatro mudanças em relação ao time ideal da 4ª rodada. No gol, João Ricardo assumiu a liderança no lugar de Cleiton, do Red Bull Bragantino.

Na zaga, Kaique Rocha, do Athletico-PR, retorna à seleção na vaga de Bastos, do Botafogo. Entre os volantes, Fernando, do Internacional (que teve seu jogo adiado por causa das chuvas em Porto Alegre), perdeu a posição para Marlon Freitas, do Botafogo. Já no ataque, Eduardo Vargas pegou o lugar do companheiro Paulinho, do Atlético-MG.

A seleção do Bola de Prata após a 5ª rodada ficou assim: João Ricardo (Fortaleza), Saravia (Atlético-MG), Kaique Rocha (Athletico-PR), Gustavo Martins (Grêmio) e Guilherme Arana (Atlético-MG); Marlon Freitas (Botafogo), Gustavo Scarpa (Atlético-MG), De La Cruz (Flamengo) e Canobbio (Athletico-PR); Wesley (Corinthians) e Eduardo Vargas (Atlético-MG). Técnico: Gabriel Milito (Atlético-MG).

O Prêmio ESPN Bola de Prata terá uma novidade em 2024. Diferentemente dos últimos anos, quando a seleção do campeonato era formada no esquema 4-4-2, este ano a seleção dos melhores será mais flexível do meio para frente.

Atrás, serão premiados o melhor goleiro, os dois melhores zagueiros e os dois laterais (direito e esquerdo). Nas outras seis vagas do time ideal, teremos obrigatoriamente um volante, um meia e um atacante.

Já os outros três jogadores que entrarão na seleção serão aqueles com as maiores médias, independentemente da posição. Porém, com o limite máximo de 3 jogador por posição.

Assim, poderemos ter, por exemplo, três volantes, dois meias e um atacante, ou 1 volante, 2 meias e 3 atacantes. A cada rodada, o esquema da seleção poderá variar.

Desde 2017, o prêmio conta com a pontuação composta por 40% de estatísticas (o Algoritmo DataESPN) + 60% das notas dos jornalistas.

Fonte: ESPN

Artigo anteriorQue dia são os últimos jogos do Flamengo na fase de grupos da Libertadores 2024?
Próximo artigoAtuação caótica de Hugo Moura rende cerca de R$ 5 milhões ao Flamengo