Retorno de Gabigol pode ser grande notícia para Pedro; entenda

Gabigol retorna ao Flamengo nesta quarta-feira (1º), às 21h30, contra o Amazonas, e o retorno do Camisa 10 pode ser bom também para Pedro. A competição interna entre os ídolos rubro-negros já mostrou que pode melhorar o nível de ambos, e os números do Camisa 9 nesta temporada vão de encontro a isso.

O Flamengo disputou 12 partidas até o dia 25 de março, quando Gabigol foi suspenso, considerando também dois amistosos nos EUA. Momento que coincidiu com o melhor momento de Pedro no ano até aqui, que começou jogando 10 dessas partidas e marcou nove gols.

Gabriel perdeu nove partidas do Flamengo, e Pedro só não esteve presente em La Paz para enfrentar o Bolívar. O artilheiro rubro-negro no ano marcou cinco gols nessas oito partidas que disputou e apresenta queda na sua média após deixar de competir por posição com Gabi. Ele é influenciado pela queda da equipe, mas dado pode ser indicativo de como a competição o ajuda a desempenhar o máximo.

Além disso, dos cinco gols que Pedro marcou, três foram de pênalti, incluindo o último (Nova Iguaçu, Millonarios e Atlético-GO). O aproveitamento do atacante é motivo para comemorar, já que é o novo batedor oficial, mas a boa eficiência do artilheiro com bola rolando também é fundamental. Assim, caso disputa por vaga o faça crescer, a expectativa é que retome fase espetacular que apresentou no ano.

Curiosamente, ou não, Gabi marcou seus únicos dois gols no ano justamente nas partidas que foi titular contra Sampaio Corrêa e Volta Redonda. Portanto, números desse ano indicam que, quando disputando posição, ambos foram bem quando tiveram oportunidade no time titular. Mas obviamente a fase de Pedro faz Tite o manter como absoluto no 11 inicial.

O cenário já foi justamente o inverso em temporadas anteriores. Em suas primeiras duas temporadas pelo Rubro-Negro, Pedro foi sombra e certamente contribuiu para Gabigol manter média de gols altíssima. Ele ia muito bem quando entrava saindo do banco de reservas ou recebia chance no time titular, mas a fase de Gabi o fez continuar intocável no comando do ataque até 2022.

Tite deseja disputa em todas as posições do Flamengo

No início da temporada, Tite afirmou que seu desejo era ter um elenco com briga por vaga em todas as posições e não só no ataque. O treinador entende que é importante não só para aumentar o nível dos atletas, mas também para o time não sofrer por problemas físicos ou convocações em calendário apertado.

“O que eu acredito numa equipe do tamanho do Flamengo: ter dois atletas em cada posição é importante. Porque é inevitável um momento de decréscimo técnico, problema físico ou convocação. E o Flamengo enquanto instituição tem que ter uma equipe forte. Tenho colocado isso para eles. Depois o técnico vai agradar 11 que vão ficar contentes. Cinco vão entra em condições normais e vão ficar um pouco satisfeitos com o técnico. Os outros não vão gostar, mas vão ter o meu respeito e o trabalho.”

Há posições em que o nível da disputa entre titular e reserva não é o mesmo que no ataque, como na lateral e ponta-direita por exemplo. Ainda assim, é possível afirmar que a maioria do elenco proporciona o desejo do treinador.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorCAS libera Gabigol e acredita em anulação da punição para o atacante do Flamengo
Próximo artigoAldo e Pantoja falam de encontro com Zico antes do UFC Rio: ‘Indescritível’