URGENTE - Gabigol tem situação definida após julgamento de efeito suspensivo

A terça-feira (30) começou com uma notícia boa para o Flamengo e todos os flamenguistas. Por decisão unânime, a defesa de Gabigol conseguiu o efeito suspensivo e o camisa 10 está liberado para voltar a atuar pelo Rubro-Negro. O atacante ficou afastado por um mês após receber a punição por acusação de tentativa de fraude em exame antidoping.

O que você precisa saber:

  • Gabigol está liberado para voltar a jogar pelo Flamengo
  • Atacante conseguiu efeito suspensivo de forma unânime na Justiça
  • Camisa 10 chegou a ficar um mês afastado dos gramados

Veja a publicação do Flamengo:

O julgamento do efeito suspensivo de Gabigol na Corte Arbitral do Esporte (CAS) começou na segunda-feira (22) da semana passada, mas sem uma definição no mesmo dia. Já nesta terça (30), a defesa de Gabigol, de forma unânime, conseguiu a aprovação pra o camisa 10 retornar às atividades pelo Flamengo já a partir desta terça-feira (30).

Gabigol longe dos gramados

Vale lembrar, que antes de receber a punição com a suspensão de dois anos do futebol, Gabigol já não vinha atuando constantemente pelo Flamengo. A última vez que o camisa 10 entrou em campo foi no dia 25 de fevereiro, na vitória de 2 a 0 contra o Fluminense, pela Taça Guanabara.

Após isso, o atacante, que vinha sendo opção de Tite no banco de reservas, ficou fora dos jogos por conta de lesões. No dia 25 de março, o atleta recebeu a suspensão de dois anos por tentativa de fraude no exame antidoping.

Como funcionou o julgamento

Gabigol foi julgado no CAS com o seguinte processo: três árbitros participaram do julgamento, sendo um deles indicado pela defesa de Gabigol, outro pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) e por fim, um indicado pelo CAS, que é considerado o presidente da mesa.

A defesa de Gabigol entrou com pedido de efeito suspensivo no Tribunal da Fifa, localizado na Suíça, no início de abril. Após cinco semanas, o pedido foi aceito por unânimidade no tribunal com uma mesa formada por um inglês, indicado pela defesa de Gabigol, outro inglês e um suíço, indicados pela Corte. Os três votaram a favor do efeito suspensivo do atacante, que aguarda votação do recurso da punição.

Em defesa de Gabigol, seus advogados do escritório de Bichara e Motta, usaram o fato do resultado do resultado do julgamento do camisa 10 ter sido apertado e não de forma unânime, com um placar de cinco votos favoráveis à pena e quatro contrários.

Gabigol se pronuncia

Através das suas redes sociais, Gabigol publicou um vídeo em comemoração à sua liberação para voltar a atuar pelo Flamengo. Sem nenhuma legenda, o vídeo aparece uma animação do camisa 10 correndo em direção ao Maracanã.

Veja a publicação:

Enqunto o recurso da suspensão de Gabigol é julgado, o camisa 10 já está liberado para voltar a atuar com a camisa do Flamengo a partir desta terça-feira (30). Inclusive, o atacante já poderá ser relacionado para a partida desta quarta (01), quando o Rubro-Negro estreia na Copa do Brasil contra o Amazonas.

Relembre a acusação de Gabigol

Conforme os relatos que constam na denúncia contra Gabigol, o camisa 10 do Flamengo teria prejudicado o trabalho dos oficiais de diversas maneiras diferentes.

Além de ter feito os oficiais esperarem, ele teria os desrespeitado e não seguido os protocolos recomendados. Para a análise específica do material biológico, é recomendado que deve haver repouso de duas horas depois de atividade física, tempo que não foi cumprido por Gabigol.

Segundo os oficiais, o jogador não teria ido até eles antes do treino e quando a atividade se encerrou, foi almoçar. Além disso, o camisa 10 teria tratado a equipe com desrespeito, não seguiu os protocolos indicados, depois de 90 minutos pegou o vaso coletor sem nenhum aviso e ainda se irritou ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta.

URGENTE - Gabigol tem situação definida após julgamento de efeito suspensivo

Gabigol durante treino no Ninho do Urubu – Créditos: Reprodução

Ao final, Gabigol ainda teria entregue o vaso aberto, contrariando as orientações recebidas. Na denúncia, consta que Gabigol se irritou por estar sempre na lista de jogadores que realizam o exame.

No dia 8 de abril, data da coleta, ele teria avisado aos oficiais que aquela seria a última vez que participaria do controle. O caso aconteceu na véspera do segundo jogo da final do Campeonato Carioca, quando o Rubro-Negro foi derrotado por 4 a 1 pelo Fluminense, que ficou com o título.

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorGrupo City e Bragantino estão de olho em zagueiro Cleiton, do Flamengo
Próximo artigoGabigol se manifesta pela 1ª vez após retorno ao Flamengo