O Flamengo perdeu para o Quimsa por 92 a 80, neste domingo (14), em Santiado Del Estero, na final da Basketball Champions League Americas, em Santiado Del Estero (ARG). Com o resultado, o Rubro-Negro ficou com o vice-campeonato, o terceiro da história. O cestinha do Fla na partida foi Franco Balbi, com 16 pontos.
O MVP da partida foi o ex-Flamengo Brandon Robinson, que marcou 23 pontos para o Quimsa. O Fla agora volta as atenções para a disputa dos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB), a partir da semana que vem. O adversário nas oitavas será o Botafogo.
➕Flamengo vence Halcones na Argentina e está na final da BCLA
O Flamengo entrou em quadra com o quinteto Franco Balbi, Gui Deodato, Didi Louzada, Kayo Gonçalves, Gabriel Jaú. O técnico Gustavo De Conti repetiu a formação oficial que venceu o Halcones de Xalapa, nas semifinais.
1º Quarto – Flamengo deixa Quimsa abrir vantagem irrecuperável
O Flamengo entrou muito desatento no início do jogo. O time comandado por Gustavo De Conti errou demais no ataque e deixou o Quimsa abrir 20 a 10 faltando dois minutos para o fim do quarto. O norte-americano Brandon Robonson dominou a pontuação, marcando nove pontos.
Os erros no ataque custaram muito caro e o Rubro-Negro encerrou a primeira parcial de 28 a 12 e com uma vantagem considerável para tirar.
2º Quarto – Flamengo melhora defesa, mas segue errando no ataque
O Flamengo voltou com a defesa um pouco mais efetiva e o ataque um pouco mais preciso, mas mesmo assim, a vantagem construída no primeiro quarto se impôs. Faltando quatro minutos para o intervalo, o placar era de 43 a 24 para o time argentino.
O Rubro-Negro seguiu apostando nas bolas de três pontos, mas com aproveitamento no máximo regular. No final do primeiro tempo, placar de 50 a 33 com parcial de 22 a 21 para o Quimsa e a certeza de que apenas uma mudança radical no jogo salva o Fla da derrota.
3º Quarto – Flamengo esboça reação e mantém esperança
Nos primeiro dois minutos do terceiro quarto, o Flamengo finalmente conseguiu ser efetivo na defesa e no ataque, reduzindo a vantagem do Quimsa de 17 para 11 pontos, com parcial de 52 a 41 para os argentinos. Infelizmente para a torcida rubro-negra, o Quimsa reassumiu o controle do jogo e repôs a vantagem em 16 pontos faltando dois minutos.
Valente, o Flamengo manteve a cabeça no lugar e conseguiu reduzir a vantagem mais uma vez. O quarto acabou com parcial de 26 a 20 para o Flamengo e placar geral de 70 a 59 para o Quimsa. A torcida rubro-negra seguiu esperando que o último quarto seja histórico para a conquista do tricampeonato das Américas.
4º quarto – Flamengo refuga na hora do “clutch”
Mais uma vez, quando parecia que ia, o Flamengo refugou. Errando muito nas bolas de três e com a defesa frouxa, o Rubro-Negro não conseguiu derrubar a vantagem do Quimsa para apenas um dígito. Ao contrário, o time argentino voltou a liderar por 15 pontos faltando metade do quarto.
Faltando três minutos, os argentinos lideravam por confortáveis 20 pontos. No final o Flamengo ainda conseguiu reagir, mas tarde demais. Placar no fim foi de 92 a 80, com parcial de 22 a 21 para o Quimsa. O Rubro-Negro volta ao Brasil com o terceiro vice da BCLA, sendo o segundo seguido, já que perdeu para Franca em 2022/2023.
Fonte: Mundo Rubronegro