O Flamengo enfrenta o Atlético-GO neste domingo (14), às 16h, no Serra Dourada, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O árbitro escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi André Luiz Skettino Policarpo Bento, que será o juiz principal de um jogo do Rubro-Negro pela primeira vez em sua carreira.
André Luiz será auxiliado por Felipe Alan de Oliveira e Leonardo Henrique Pereira, trio da Federação Mineira de Futebol. O quarto árbitro do confronto será Gustavo Ervino Bauermann (SC), enquanto o VAR é responsabilidade de Wagner Reway (ES).
➕: Relacionado, Carlinhos não esconde felicidade por possível estreia no Flamengo
O árbitro de 29 anos fez sua estreia na Série A do Campeonato Brasileiro em 2023, mas não foi escalado para apitar jogos do Flamengo. Suas únicas participações em jogos do Fla foram como quarto árbitro ou em partidas da equipe sub-20. Por outro lado, já apitou três partidas do Atlético-GO: uma vitória e um empate pela Série B 2023 e vitória sobre Real Brasília na Copa do Brasil desta temporada.
No total, André Luiz Skettino possui 14 partidas de Brasileirão na sua curta carreira na elite do futebol nacional. Ele aplicou 86 cartões amarelos somando todos os jogos (média de 6,1 por jogo), expulsou três jogadores e marcou seis pênaltis. Considerado promissor no quadro da CBF, o árbitro começa 2024 também em busca de afirmação em Flamengo x Atlético-GO.
André Luiz protagonizou polêmicas em 2023
A boa avaliação da CBF não excluí André Luiz da lista de árbitros que foram pivôs de polêmicas e alvos de reclamação na última temporada. Já no início de 2023, ele foi denunciado por erros na súmula de jogo entre Athletic e Ipatinga, pelo Mineiro. Mas o julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) livrou o árbitro de punição que poderia chegar a 360 dias.
Liberado para o Brasileiro, o juiz foi alvo de reclamações contundentes pelos critérios para aplicar cartões em duas partidas. A primeira do técnico Fernando Diniz, que o criticou apesar da vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Fortaleza, pela 22ª rodada.
O treinador disse que a atuação do árbitro “lesou o torcedor”: “O árbitro não quis acelerar a partida. Tudo era motivo para parar, conversar e dar cartões de maneira equivocada.”
Em seguida, foi a vez do ex-Flamengo e hoje capitão do São Paulo, Rafinha, criticar André Luiz Skettino após uma partida. O time paulista enfrentou o Fluminense, que dessa vez não comentou os cartões, mas o lateral-direito detonou o juiz pelos 10 amarelos aplicados no jogo e expulsão de Gabriel Neves no primeiro tempo.
“O jogo estava bom, até a arbitragem começar a distribuir cartão amarelo. Ele foi limitando o jogo, acabou expulsando o Gabriel, aí é complicado. Jogar aqui no Maracanã com um a menos é complicado. A equipe suportou bem, tivemos chances para marcar o gol, mas é isso aí”, disse o experiente lateral. “
Fonte: Mundo Rubronegro