Flamengo dificulta vida de sócios-torcedores e exige ida à Gávea

Com menos sócios-torcedores que clubes de torcida menor como Palmeiras, Grêmio, Inter e Atlético-MG, o Flamengo em 2024 criou regras que dificultam a permanência de STs e a chegada de novos membros.

De acordo com relatos de torcedores nas redes sociais, o Flamengo tem exigido a ida à Gávea para a entrada de novos sócios-torcedores nos planos acima do Prata, mais caros e que permitem cadastro de dependentes. Além disso, torcedores que pretendam fazer um upgrade do seu plano para um mais caro também só podem fazê-lo presencialmente na Gávea.

O MRN também ouviu relatos de torcedores que não conseguiram cadastrar no site a sua foto, exigência feita pelo Nação em 2024, e que também precisam ir à Gávea para poder voltar a comprar ingressos. Também há relatos de que, no momento da renovação, sócios do clube estão perdendo o desconto automático em suas mensalidades no valor do plano mais barato no Nação e também precisam ir à sede do Flamengo resolver o problema.

A implantação da biometria no Maracanã e a tentativa de combater cambistas seriam as justificativas para a medida. Entretanto, a biometria por enquanto só está sendo usada nos setores Oeste e Maracanã Mais do estádio.

Na recente reunião para a aprovação do contrato com a Ambev, o diretor de Marketing do Flamengo, Marcos Senna, surpreendeu alguns sócios presentes ao fazer uma avaliação de que o Flamengo “atingiu o teto” de arrecadação com o programa de sócio-torcedor, embora o número de sócios ainda seja muito pequeno diante do tamanho da torcida.

Na ocasião, Senna afirmou que o cashback fornecido pelo Zé Delivery tinha sido fundamental para garantir uma receita recorde para o sócio-torcedor em 2023. Isso aconteceu porque não houve uma saída significativa de sócios após a eliminação na Libertadores, a derrota na final da Copa do Brasil e o fim do Campeonato Brasileiro, como aconteceria em outras temporadas.

De acordo com o balanço, o Flamengo arrecadou em 2023 R$ 89,952 milhões com o sócio-torcedor, mais de R$ 17 milhões a mais do que em 2022, ano em que o Flamengo disputou a final da Libertadores. Este valor considera apenas o recebido com as mensalidades dos STs, e não leva em conta quanto eles gastam com ingressos.

O Flamengo tem atualmente cerca de 77 mil sócios-torcedores ativos, quase 100 mil a menos que o Palmeiras, que lidera o ranking. Inter e Grêmio também tem mais de 100 mil sócios-torcedores, enquanto o Atlético-MG supera o Flamengo por algumas centenas de torcedores.

Fonte: Mundo Rubronegro

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