Flamengo se movimenta nos bastidores para ser cabeça de chave no Super Mundial de 2025

Depois de vencer a Libertadores em 2022, o Flamengo conquistou a vaga para o Super Mundial da Fifa, marcado para 2025. Agora, o Mais Querido se junta a Palmeiras – campeão em 2021 – e Fluminense – campeão em 2023 – para reivindicar que os vencedores do torneio sul-americanos sejam postos como cabeças de chaves no torneio mundial. Os clubes já fizeram um pedido oficial à Conmebol, que prometeu levar a federação internacional. 

O que você precisa saber:

  • Flamengo, Palmeiras e Fluminense já conquistaram a vaga para o Super Mundial da Fifa em 2025
  • Competição terá a presença de 12 clubes europeus
  • Times sul-americanos defendem presença como cabeça de chave de metade dos grupos

A reivindicação dos brasileiros

Antes de tudo, é preciso explicar que o Super Mundial de Clubes está previsto para acontecer nos Estados Unidos, em 2025. Serão 32 clubes no torneio, sendo 12 da Europa, seis da América do Sul, já AFC, CAF e CONCACAF receberam cada uma quatro vagas, enquanto a OFC e o país-sede do torneio, de 2025, receberam uma vaga cada.. Assim como na Copa do Mundo de Seleções, serão formados oito grupos de quatro times.

Com isso em mente, Flamengo, Palmeiras e Fluminense pedem que os campeões da Libertadores sejam cabeças de chave no torneio. A ideia é que metade dos grupos fiquem com os times sul-americanos e a outra metade com os campeões europeus. 

Acordo com a Conmebol

Segundo as informações do portal ‘Uol Esportes’, os clubes começaram a se articular em uma conversa dos dirigentes com o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. Depois do papo, os três se reuniram e formalizaram um pedido oficial ao dirigente sul-americano. 

Agora, a ideia é que Dominguez, como representante máximo da federação da América da Sul, leve o pedido dos clubes a Fifa. A ideia dos brasileiros é evitar os times mais fortes vindo da Europa, e ter uma chance maior de perpetuar no campeonato.

O Flamengo na Libertadores 2024

Depois do sorteio dos grupos realizados pela Conmebol na última segunda-feira (18), o Flamengo conheceu seus primeiros adversários na briga pelo tetra da Libertadores. Junto ao Mais Querido no Grupo E, estarão Bolívar (BOL), Millonarios (COL) e Palestino (CHI).

Retrospecto contra os times do Grupo E

Antes de mais nada, é preciso lembrar que a primeira partida do Flamengo na Libertadores será em meio à disputa pelo título do Campeonato Carioca. Portanto, na primeira rodada o Mais Querido vai até a altitude da Colômbia para encarar o Millonarios. O confronto está marcado para acontecer na semana do dia 3 de abril, mas ainda sem data e horário definidos. 

O encontro com o Millonarios é algo quase inédito na história do Flamengo. Isto porque o último e único jogo entre as equipes aconteceu há mais de 70 anos, em um amistoso. A partida, sediada no El Campin, na Colômbia, aconteceu em 1952 e o Mais Querido acabou sendo derrotado por 4×1. Desde então, os dois times nunca mais cruzaram os caminhos.

Por outro lado, contra o Palestino, o Flamengo carrega um retrospecto muito positivo. Em quatro jogos, são três vitórias rubro-negras, sendo que nas últimas duas, o Mais Querido marcou dez gols no time chileno. A memória amarga fica pelo encontro em 2016, quando o Rubro-Negro venceu fora de casa nas oitavas de final da Sul-Americana, mas acabou sendo derrotado e desclassificado em casa.

Por fim, o Flamengo reencontra o Bolívar na Libertadores. O Mais Querido já encarou os bolivianos nas edições de 1983 e mais recentemente, em 2014. Dos quatro jogos, o Mais Querido venceu apenas um, e por outro lado, já foi derrotado em duas oportunidades.

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorLugano assusta companheiros ao analisar grupo do Flamengo
Próximo artigoBraz crava permanência de Gabigol: ‘Não sai do Flamengo esse ano’