Julgamento de Gabigol é adiado; atacante do Flamengo pode pegar 4 anos de suspensão

Após mais de cinco horas de julgamento, o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) decidiu adiar a análise do caso de Gabigol, que pode pegar até quatro anos de suspensão por suposta tentativa de fraude a um exame no ano passado. Dessa forma, a continuação está prevista para ocorrem em 25 de março.

O início do julgamento de Gabigol aconteceu nesta segunda-feira (18), após ser denunciado em dezembro. O atacante do Flamengo foi acompanhado pelo advogado Bichara Neto, que defendeu Paolo Guerrero na suspensão por doping nos tribunais da FIFA em 2017. Além disso, o jogador contou com apoio de Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral e jurídico rubro-negro.

📆 ADIADO! Julgamento de Gabigol é postergado até 25 de março, visto que a sessão desta tarde já durava cerca de cinco horas. O jogador foi denunciado por uma suposta tentativa de fraudar o exame antidoping.

🗞️ @VitorBeloti16 | Coluna do Fla pic.twitter.com/nLP2GyVXLD

— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) March 18, 2024

De acordo com o controle antidopagem, Gabigol dificultou a realização do exame no Ninho do Urubu. O atacante foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem por “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.

Ainda segundo os denunciantes, Gabigol não cumpriu as instruções básicas para os exames, em fato ocorrido no dia 08 de abril de 2023. O jogador teria ignorado a equipe de antidopagem no Ninho do Urubu, foi almoçar e tratou com desrespeito os presentes. Por fim, Gabi se irritou com a abordagem.

O código prevê até quatro anos, se condenado. Porém, internamente, o Flamengo acredita que Gabigol será absolvido. O fato do resultado dos exames do camisa 10 ter dado negativo é usado pela defesa, com o objetivo de salvar o jogador da punição. No entanto, a postura do artilheiro é o motivo do julgamento.

Se receber o gancho, Gabigol ficará fora das finais do Campeonato Carioca. No último fim de semana de março e no primeiro de abril, Flamengo e Nova Iguaçu fazem a decisão. Mas a FERJ ainda não decidiu as datas dos confrontos, que serão marcados em 30/03 ou 31/03 e 06/04 ou 07/04, ambos no Maracanã.

Fonte: Coluna do Fla

Artigo anteriorPulgar, do Flamengo, é cortado da seleção do Chile por lesão
Próximo artigoFase de grupos da Libertadores: relembre últimas campanhas e adversários do Flamengo