O Flamengo confirmou sua classificação para a final do Campeonato Carioca no sábado (16), com um Maracanã lotado de rubro-negros. Antes da bola rolar para o clássico contra o Fluminense, Tite e Arrascaeta orientaram os jogadores na rodinha no vestiário.
Tite começou falando e cobrou do Flamengo uma postura de equilíbrio no jogo, mas não abrindo mão de buscar a vitória.
➕ Eri Johnson mostra alívio por não enfrentar Flamengo na final
“O futebol tem toda uma pressão e a gente se expõe pra caramba. E tem um outro momento, que é de alegria, de saúde, que a gente tem que desfrutar. Competir leal, conquistar com o nosso trabalho. Uma fase que eu coloquei ali é a fase de marcação, a outra é de audácia, de qualidade, ir para dentro e buscar o gol. Equilíbrio nessas duas ações. É o que nós temos mostrado”, disse o treinador antes de subir ao gramado.
Já Arrascaeta enfatizou que o Fluminense não poderia ter espaço para criar. “Muitos aqui já estiveram do outro lado e sabem o que significa correr atrás, então a gente não pode se permitir dar espaço para eles hoje, deixar que eles tenham mais posse do que nós. Não pode, a gente não pode fazer isso! Estamos bem treinados, descansados. Agora é fazer, não tem para onde ir, vamos nessa!”.
Flamengo deixou Fluminense ter a bola, mas saiu com a classificação
No entanto, as estatísticas do clássico mostram que as orientações do técnico e do capitão não foram seguidas a risca pelo time. O Fluminense terminou o jogo com mais posse de bola (40% x 60%) e troca de passes (181 x 426).
Por outro lado, mesmo com mais volume, o tricolor não conseguiu abrir o placar. Apenas uma bola do Fluminense foi em direção ao gol de Rossi, comprovando a força da defesa rubro-negra. Vale destacar que o Fla chegou a balançar as redes com Pedro, mas o gol foi mal anulado pelo VAR. A estratégia de faltas de Fernando Diniz (17 cometidas) também prejudicou o desempenho do Mais Querido.
O empate em 0 a 0, porém, foi mais do que o suficiente para o Mengão arrematar a primeira vaga na final do Campeonato Carioca. Unindo a vantagem de dois gols da ida e do empate graças ao título da Taça Guanabara, o Flamengo precisaria ser derrotado pelo Fluminense por três gols ou mais, o que esteve longe de acontecer.
Fonte: Mundo Rubronegro