HISTÓRICO! O Flamengo é campeão da Copa Libertadores da América Sub-20. Em uma final eletrizante contra o Boca Juniors (ARG), o Mais Querido venceu por 2 a 1, de virada. Lorran foi o grande nome da partida, com um gol e uma assistência para o nigeriano Shola. O confronto aconteceu no Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai.
Agora, o Flamengo disputará, também de forma inédita, o Mundial de Clubes Sub-20. Inclusive, o Boca Juniors é o último campeão. O adversário do Mengão vem da Liga Jovem da UEFA, que atualmente está nas semifinais. O Porto (POR) encara o Milan (ITA), e o Nantes (FRA) pega o Olympiacos (GRE).
Durante a campanha da Libertadores, o Boca Juniors se notabilizou por imprimir ritmo forte logo nos primeiros minutos. Na final não foi diferente e, logo aos quatro, abriu o placar com Ignacio Rodríguez, após receber cruzamento de trivela e cabecear sem chances para o goleiro rubro-negro Lucão.
No entanto, o Flamengo não sentiu o gol e quase empatou na sequência, em finalização do lateral esquerdo Zé Welinton. Porém, a igualdade veio do lado oposto. Lorran fez jogada extraordinária na direita, deixou a marcação falando sozinha e só rolou para Shola que, da marca do pênalti, deixou tudo igual aos 23 minutos.
⚫️🔴🗣️GOOOOOOL DO MENGÃO!!
Gol de empate do Mengão na final da libertadores Sub-20, Shola empatou a partida depois de uma linda jogada pela lateral de Lorran!
🎥 GOAT pic.twitter.com/cXZbrRhHJ1
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) March 17, 2024
Camisa 10 e craque do time, Lorran chamou a responsabilidade no último lance do primeiro tempo. O garoto de 17 anos recebeu de Lucyan, carregou, entrou na área e tocou com categoria, na saída do goleiro, com o pé direito. Detalhe: o meia é canhoto, mas não teve dificuldade para balançar a rede com a ‘perna ruim’.
🗣️🗣️ É A VIRADA DO MENGÃO!
Com uma jogada de videogame executada por Lorran, o Flamengo vira o jogo na final da Libertadores Sub-20. pic.twitter.com/6dhFJRvt3u
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) March 17, 2024
No início do segundo tempo, Shola perdeu ótima oportunidade de matar o jogo, quando saiu cara a cara com o goleiro, mas chutou rente à trave, aos sete minutos. Depois disso, o Boca passou a ter controle total da etapa final, tendo mais a bola no campo ofensivo. Já Mário Jorge recuou o Flamengo, tentando segurar o resultado.
Mesmo com muito sofrimento, o Flamengo conseguiu se segurar e confirmou o resultado. Desse modo, o Rubro-Negro é o segundo brasileiro campeão da Libertadores Sub-20, repetindo o feito que só o São Paulo havia conquistado, em 2016. Além disso, o time de Mário Jorge mantém uma invencibilidade de mais de oito meses sem perder um jogo.
Esta foi a terceira virada do Flamengo na Libertadores Sub-20. Na segunda rodada da fase de grupos, o Mengão saiu atrás contra o Aucas (EQU), mas venceu por 2 a 1. O mesmo aconteceu na semifinal, quando superou o Rosario Central (ARG). Agora, na decisão, o Mais Querido bateu o Boca.
Além disso, o Flamengo levantou a taça após campanha perfeita, com 100% de aproveitamento. Na primeira fase, o Mengão passou por Defensor (URU), Aucas e Sporting Cristal (PER). Já nos mata-matas, os já citados confrontos com os argentinos do Rosario e do Boca Juniors.
Fonte: Coluna do Fla