Um dos maiores campeões da Libertadores do Brasil com três títulos ao lado de Santos, Palmeiras, São Paulo e Grêmio, o Flamengo se orgulha em dizer que é tricampeão da competição continental. Tratado como obsessão para a maioria dos clubes, a disputa do torneio continental virou “rotina” nos últimos anos para o Mais Querido.
O que você precisa saber:
- Flamengo é um dos maiores campeões da Libertadores do Brasil
- Rubro-Negro possui três títulos da competição
- Mais Querido foi campeão da Libertadores nos anos de 1981, 2019 e 2022
Não só para o Flamengo, mas a Libertadores é considerada uma obsessão para todos os clubes brasileiros. Ao total, as equipes do país possuem 22 títulos da competição. Destes, três foram conquistados pelo Rubro-Negro.
Quantas Libertadores o Flamengo tem?
O Flamengo já conquistou o título da Libertadores da América três vezes, fato que o coloca como maior vencedor brasileiro da competição ao lado de Palmeiras, São Paulo, Santos e Grêmio. Abaixo aparecem Cruzeiro e Internacional com duas taças, seguidos de Corinthians, Atlético-MG e Vasco e Fluminense com uma.
Desta forma, apenas 11 times brasileiros já conquistaram o título da Libertadores, o que mostra a dificuldade do torneio. Por conta disso, o Flamengo chegou a ficar 38 anos sem levantar a taça da competição após a primeira conquista em 1981.
Relembre todos os títulos da Libertadores do Flmengo
Primeiro título – 1981
O ano de 1981 foi um dos mais especiais e vitoriosos de toda a história do Flamengo e marcou a primeira conquista da Libertadores pelo Flamengo. Além disso, a década também ficou marcada pela conquista do Mundial de Clubes logo depois. O Flamengo disputou o título da Libertadores daquele ano com o Cobreloa, do Chile.
No jogo de ida, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1 com dois gols de Zico. Na volta, o Mais Querido foi derrotado por 1 a 0, o que fez com que a decisão precisasse de um jogo de desempate. No terceiro duelo, no dia 23 de novembro, o clube da Gávea voltou a vencer por 2 a 0 com mais dois tentos do Galinho, que garantiram o primeiro título da Libertadores da história do Flamengo. Na ocasião, o Rubro-Negro era comandado por Paulo César Carpegiani.
Segundo título – 2019
O dia 23 de novembro é uma data marcante para qualquer flamenguista. Isso porque foi neste dia que o Rubro-Negro conquistou o primeiro título da Libertadores em 1981 e 38 anos depois, o bicampeonato em 2019. Entretanto, até chegar ao segundo título da competição, o Rubro-Negro amargou um longo jejum marcado por eliminações precoces e frustrações na disputa do torneio.
Porém, após alguns vexames em disputas anteriores, o ano de 2019 marcou uma época histórica no Flamengo. Sob o comando de Jorge Jesus, o Flamengo conquistou o bi da Libertadores de forma heróica em final única, diante do River Plate.
Em Lima, no Peru, o Flamengo perdia por 1 a 0 para o River Plate até os 43 minutos do segundo tempo, quando a história começou a ser escrita. Gabigol marcou duas vezes nos últimos minutos da partida, garantiu a virada e o bicampeonato do Flamengo após 38 anos. O episódio ficou marcado como um dos mais emocionantes em toda a história do Rubro-Negro.
Terceiro título – 2022
Após o longo jejum de 38 anos sem vencer a Libertadores, chegar à final da competição acabou virando uma rotina para o Rubro-Negro nos últimos anos. Após o vice-campeonato em 2021 para o Palmeiras, o Mais Querido voltou a levantar a taça do torneio em 2022.
Com tranquilidade, o Flamengo venceu o Athletico-PR por 1 a 0 em Guayaquil, no Equador e conquistou o terceiro título da competição. Mais uma vez, Gabigol foi o autor do gol e protagonista da conquista do Rubro-Negro. Na ocasião, o Mais Querido era comandado por Dorival Júnior, atual técncio da Seleção Brasileira.
Além do tricampeonato, a campanha do Flamengo na Libertadores de 2022 também ficou marcada pela constância da equipe. Isso porque em 13 partidas disputadas na competição, o Rubro-Negro venceu 12 e empatou apenas uma, conquistando o título de forma invicta.
Fonte: Fla Resenha