O Flamengo domina os clássicos do Rio de Janeiro e possui histórico muito favorável contra Vasco, Fluminense e Botafogo. Números que se estendem por todos os cenários, incluindo jogos como mandante e visitante, e deixam os rivais nas primeiras posições de ranking de piores aproveitamentos em clássicos jogando em casa. O Vasco, que possui apenas 46,9% contra o Fla, é o líder da lista negativa.
Mesmo que muitos dos clássicos aconteçam no Maracanã com torcida dividida, há diferença na venda de ingressos e, além disso, o Flamengo já enfrentou os rivais em outros estádios como visitante muitas vezes. O Botafogo, por exemplo, manda seus confrontos no Engenhão, enquanto Flamengo x Vasco aconteceu 37 vezes em São Januário ao longo da história, além de outros estádios pelo Brasil.
O time de pior aproveitamento como mandante em clássicos entre os clubes do G12 é Vasco, que tem apenas 46,93% contra o Mengão. O Fla impõe dificuldades também ao Fluminense, quarto colocado com 48,6% de aproveitamento, seguido pelo Botafogo na quinta posição com 50,4%. Confira o ranking feito pelo portal Noite de Copa:
Na atual temporada, o Mais Querido já enfrentou Fluminense e Vasco como visitante. O clássico com o tricolor foi o jogo de ida da semifinal do Carioca, neste sábado, com amplo domínio e vitória rubro-negra por 2 a 0. Já o confronto com o cruzmaltino terminou em empate em 0 a 0.
O Mengão terá ao menos mais uma oportunidade para piorar ainda mais o aproveitamento dos três rivais. Isso porque o time já tem partidas como visitante garantidas contra Botafogo, Vasco e Fluminense no Campeonato Brasileiro. Número que pode ficar ainda maior, pois o time pode enfrentar o Vasco na final do Estadual e encontrar rivais na Copa do Brasil ou Libertadores.
Flamengo venceu 7 dos últimos 11 clássicos
A última vez que o Fla deixou um clássico derrotado foi no dia 30 de abril de 2023, contra o Botafogo, pela terceira rodada do Brasileiro. O Rubro-Negro está invicto em clássicos desde então, com sete vitórias e quatro empates nos últimos 11 compromissos, que representam 75% de aproveitamento geral.
Copa do Brasil 2023
Copa do Brasil 2023
Campeonato Brasileiro 2023
Campeonato Brasileiro 2023
Campeonato Brasileiro 2023
Campeonato Brasileiro 2023
Campeonato Brasileiro 2023
Campeonato Carioca 2024
Campeonato Carioca 2024
Campeonato Carioca 2024
Campeonato Carioca 2024
Fonte: Mundo Rubronegro