Na Libertadores Sub-20, são três grupos de quatro, totalizando 12 clubes. A fase seguinte é a semifinal, e o Mengão se classificou, mas também ajudou a classificar o melhor segundo colocado, que entra como quarto time, complementando as semis.
O Aucas venceu o Defensor por 4 a 2. Com seis pontos, foi o melhor segundo colocado junto de Puerto Cabello. Ambos tiveram 3 de saldo de gols. Mas o jogo contra o Flamengo foi crucial para a classificação. O Mengão venceu por 2 a 1, mas o gol sofrido para o equatorianos os manteve vivo. O Puerto Cabello teve sete gols marcados, e o Aucas, oito. Por isso, avança para enfrentar o Boca Juniors, atual campeão.
➕Flamengo conhece adversário da semifinal da Libertadores Sub-20
Quando o jogo ainda estava 3 a 1 para o Aucas contra o Defensor, a classificação se daria por sorteio. Isso porque todos os critérios estavam empatados, até mesmo os cartões. No fim, o gol marcado contra o Mengo foi importante e teria feito falta caso não acontecesse.
O Flamengo, que avançou em primeiro, também já sabe quem enfrenta. O clube encara o Rosário Central em busca de uma vaga na grande final.
Flamengo é primeiro brasileiro com campanha 100% na fase de grupos
Com três vitórias em três jogos, o Mengão bate um recorde na Copa Libertadores. O time é o primeiro brasileiro a ficar 100% na fase de grupos. A equipe se coloca como a principal postulante ao título ao lado do Boca e a sequência do torneio promete.
Mesmo incluindo clubes que não são brasileiros, foram poucos que conseguiram o feito. Em 2020, River Plate e Independiente Del Valle alcançaram a marca. Dois anos depois, o time equatoriano repetiu a dose, assim como em 2023, sendo o único clube a conseguir isso três vezes. No ano passado, o Penarol também atingiu, mas foi o único 100% a não alcançar a final.
Fonte: Mundo Rubronegro