Principal reforço do Flamengo e entre melhores jogadores do continente, Nicolás de la Cruz não teria espaço em times do futebol europeu, ao menos é o que acreditam comentarista da ESPN. Durante o programa F360, nesta terça (5), André Donke, Eugênio Leal e Celso Unzelte opinaram sobre destaques do futebol nacional que teriam chances na Europa. Lista que chamou a atenção pela ausência do uruguaio, enquanto Raphael Veiga, do Palmeiras, foi apontado como atleta que recebia espaço no Velho Continente.

Apesar de ser mais novo que Veiga, De La Cruz foi apontado como um jogador com portas fechadas no continente. Para sustentar a escolha, jornalistas destacaram o cenário de dificuldade para sair do Fla. Isso porque o meia de 26 anos chegou ao Flamengo em 2024 por 16 milhões de dólares. Dessa forma, é improvável que fique menos de dois anos e, com 28, seria considerado com idade avançada para Europa.

/ De La Cruz x Veiga: jornalistas apontam qual meia teria espaço na Europa/

Titular da Seleção Uruguaia, assim como o Arrascaeta já foi. Poder ir ele pode, se quiser ir e abrir mão de algumas coisas até pode. Mas é outro que passou o ponto. O River sonhou com uma grande venda do De La Cruz para Europa por vários anos. O noticiário colocava interesse de diferentes clubes. Ele foi ficando e, quando saiu do River, continuou no futebol sul-americano. Foi para um grande time sul-americano, o mais poderoso economicamente, mas não foi para Europa. Ele vai ficar pelo menos um ano ou dois no Flamengo e terá 28 anos. Para Europa, só iria para time mediano, então acho que fica. (…) Talvez (condição técnica), alguns campeonatos exigem mais”, disse Eugênio Leal.

Já para Veiga, que completa 29 anos em junho de 2024, as opiniões foram que ele poderia ter oportunidades. Os comentaristas apontaram que o atleta tem condição técnica para atuar em nível superior e compararam sua situação com Gustavo Scarpa e Arrascaeta. O primeiro, porém, não se firmou na Europa e retornou ao Brasil este ano, enquanto Arrascaeta foi colocado na casa de “portas fechadas.”

“O contexto é basicamente o mesmo do Arrascaeta. Aqui ele está no Palmeiras brigando por todos os títulos, mas lá ele iria para time pequeno, e não grande.”

Veiga é ídolo e multicampeão pelo Palmeiras nos últimos anos, incluindo conquistas de Brasileiro e Libertadores. No entanto, diferente de De La Cruz, o atleta praticamente não é convocado para sua seleção e foi preterido por outros atletas por diferentes treinadores. Por outro lado, o uruguaio do Mengão é titular da Seleção Uruguaia sob o comando de Marcelo Bielsa, técnica referência do futebol mundial.

No fim, Celso Unzelte foi o único que apontou a falta de coerência entre as escolhas de Veiga e De La Cruz e afirmou que o uruguaio teria espaço: “Eu sei que não é um quadro de coerência, mas se a gente falou que dá para o Veiga ainda tem que dar para o De La Cruz. Isso (transferência recente) envelhece ele em dois anos para Europa, não são mais 26 e sim 28, mas acho que pela questão em relação ao Veiga tem que colocar ele no ainda dá. “

Uma publicação compartilhada por SportsCenter Brasil (@sportscenterbr)

Jornalistas elegem Pedro como único do Flamengo com espaço na Europa; Arrascaeta e Gabigol ficam de fora

O debate incluiu quatro jogadores do Flamengo ao todo, mas apenas o centroavante Pedro foi apontado como um atleta que teria chances na Europa. Artilheiro do time na temporada, com oito gols em oito jogos, o Camisa 9 do Mengão foi apontado por Ceso Unzelte e André Donke como um atleta que poderia ter oportunidades em times de maior expressão.

Já Arrascaeta e Gabigol, dupla que fez história, ficaram em “portas fechadas” por diferentes motivos. O uruguaio já afirmou que não pretende jogar em times que não disputam títulos na Europa, e os comentarista entendem que ele não terá chances em times grandes aos 29 anos. Já Gabriel atuou no futebol europeu, não foi bem e não vive boa fase no Flamengo.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorLéo Ortiz desembarca fazendo juras de amor ao Flamengo e querendo títulos
Próximo artigoPausas na Data FIFA e mudanças no VAR: CBF confirma regras do Brasileirão 2024