Depois de pendurar as chuteiras no fim do ano passado, Filipe Luís preferiu seguir nos gramados. No entanto, o ex-lateral agora é treinador da categoria sub-17 do Flamengo. Hoje como comandante, o catarinense terá de preparar os jogadores para as seguidas mudanças no futebol no mundo. Na visão o técnico, uma característica importante vem chamando a atenção nos últimos tempos.
— O futebol passa por uma constante evolução, principalmente nos últimos cinco anos. O futebol é mais pressionante do que era. Quando eu cheguei na Europa, em 2004, os times se partiam muito, aceitavam que o adversário era melhor e esperavam em uma linha baixa. Hoje é difícil, todos os times já pressionam, campo rápido. O futebol, constantemente, está evoluindo, mas está mais compacto — disse Filipe Luís, em entrevista para Zico, no programa ‘Resenha do Galinho’, da Band.
O trabalho de Filipe Luís como treinador começou da melhor maneira possível, ou seja, com vitórias. O ex-lateral tem três amistosos e 100% de aproveitamento: 1 a 0 no Serrano, 5 a 0 na Portuguesa e 7 a 1 no Boavista. No entanto, o Mengão sub-17 terá desafios ‘maiores’. Afinal, o elenco viaja para São Paulo na próxima quinta-feira (29) para duelos com São Paulo e Palmeiras.
A primeira partida oficial de Filipe Luís no comando do Flamengo será no dia 09 de março, contra a Cabofriense, pela Copa Rio. O Rubro-Negro defenderá o título da competição, já que levantou a taça no ano passado, ao derrotar o Fluminense na grande final.
Dessa forma, como treinador, Filipe Luís espera repetir os feitos obtidos como jogador do Flamengo. Atuando na lateral, o ex-jogador ganhou duas Libertadores, dois Brasileirões, uma Copa do Brasil, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e dois Cariocas.
Fonte: Coluna do Fla