Tite acaba de atingir a marca de 20 jogos oficiais no comando do Flamengo. Para análise do trabalho apresentado até o momento pelo treinador, traçaremos um comparativo com os técnicos que precederam sua chegada ao Mais Querido.
No dia 9 de outubro de 2023, o Flamengo anunciava Tite para o comando rubro-negro. Na época, o professor havia deixado a Seleção Brasileira e chegava ao Fla com a promessa de reverter, na medida do possível, o legado negativo deixado por Sampaoli.
➕ Tite supera desempenho de Jorge Jesus nos primeiros 20 jogos pelo Flamengo
A estreia do treinador aconteceu dez dias depois, em uma partida contra o Cruzeiro, na qual o Flamengo saiu vitorioso por 2 a 0. Desde então, o Malvadão voltou a vencer mais 13 vezes sob o comando do treinador, além de empatar duas vezes e ser derrotado em quatro ocasiões.
Ao todo, foram 37 gols feitos e 11 gols sofridos nesses 20 jogos. O técnico conta com um aproveitamento de 73,3%.
Comparativos pelo Flamengo
Comparativamente, Tite destaca-se como o segundo melhor treinador, em termos estatísticos, a assumir o Flamengo nos últimos dois anos, ficando atrás apenas de Dorival nos 20 primeiros jogos.
Jorge Sampaoli, seu antecessor, foi vitorioso em 12 oportunidades, empatou quatro vezes e perdeu outras quatro, contando com 43 gols feitos, 22 gols sofridos e aproveitamento de 66,6 %. Já Vitor Pereira, em seus 16 jogos pelo Flamengo, venceu dez vezes, empatou uma e perdeu outras cinco, marcou 36 vezes e sofreu 24 gols. Encerrando seu trabalho com 64,5% de aproveitamento.
Indo para 2022, analisamos os 20 primeiros jogos de Dorival Jr e observamos que o técnico venceu 15 partidas, empatou uma vez e perdeu outras quatro tendo marcado 42 vezes e sofrendo 12 gols, com uma média de 76,6% de aproveitamento. Por fim, Paulo Sousa ganhou 12 partidas, empatou cinco e perdeu três balançando as redes 39 vezes e sofrendo 16 gols, apresentando 68,3% de aproveitamento.
Fonte: Mundo Rubronegro