O Flamengo se prepara para o penúltimo jogo da Taça Guanabara. Nesta terça-feira (20), o Rubro-Negro recebe o Volta Redonda, e precisa vencer para voltar a liderança. Mas antes da partida, Tite sofre para escalar sua equipe. O treinador já sabe que não poderá contar com Gerson, capitão e pilar do time.
Gerson está internado e desfalca o Flamengo contra o Boavista. O meia tem quadro de infecção urinária e foi ao hospital após dores abdominais o impedirem de treinar no domingo (18). Enquanto o Coringa se recupera e fica em observação médica, Tite terá que mexer no time.
➕ Dupla Pedro e Gabigol levou Flamengo à vitória em último jogo contra Boavista
Acontece que Gerson tem uma função importantíssima para o treinador. Desde que Everton Ribeiro deixou a Gávea ao fim de 2023, o volante assumiu a braçadeira, mesmo com Gabigol estando a frente na linha de sucessão. Tite, porém, confiou no perfil de líder do Camisa 20.
Bancado pelo comandante rubro-negro, Gerson jogou 17 dos 18 jogos oficiais do Flamengo na Era Tite (16 como titular). Se contar também os amistosos da pré-temporada 2024, o número sobe para 19 das 20 partidas. Ou seja, uma porcentagem de 94%.
Como o Flamengo de Tite se portou sem Gerson?
Quando ele ficou de fora, não foi por opção do treinador. A única partida em que Gerson não jogou foi contra o Fortaleza, ainda no Brasileirão do ano passado. O Coringa cumpria suspensão por ter sido expulso na rodada anterior.
Essa será apenas a segunda vez que Tite entrará em campo pelo Flamengo sem o capitão. A boa notícia é que no último jogo com ausência de Gerson, o Mengão deu conta do recado. Venceu o Fortaleza por 2 a 0, fora de casa.
De La Cruz deve ser o substituto
Novamente sem Gerson, quem deve voltar ao time titular é Nicolás de la Cruz. O uruguaio foi desfalque no Flamengo contra o Bangu, por estar tratando de dores nos ombros. Contudo, De La Cruz pode voltar diante do Boavista. Nesse cenário, Tite armaria sua equipe mantendo Luiz Araújo na ponta direita.
Mas caso o treinador queira poupar o uruguaio de olho no clássico contra o Fluminense, existem outras opções para o setor no banco de reservas. A solução pode vir da base: Victor Hugo, Rayan Lucas e Evertton são outras peças que se encaixam no lugar.
Fonte: Mundo Rubronegro