O Flamengo surpreendeu na noite da última quarta-feira (8) ao dominar completamente o Palmeiras e aplicar um 3 a 0, em cima do alviverde paulista, que está tentando ampliar a vantagem na luta pelo título do Brasileirão. A verdade é que muitos consideravam o time de Abel como favorito.
O Flamengo fez uma das melhores atuações da temporada, e isso foi visto por torcedores que aplicaram média superior a nove para a atuação de alguns jogadores, em enquetes espalhadas pelas redes sociais.
E na goleada contra o Palmeiras houveram alguns protagonistas: Pedro, Cebolinha, Pulgar e Arrascaeta foram alguns desses nomes. Vale destacar que Pedro foi o autor de dois dos três gols da partida. E Arrascaeta que vinha sendo duramente criticado, marcou o dele e ainda deu assistência para o camisa 9.
A atuação positiva de boa parte do elenco fez com Tite recebesse a sua porção de elogios, já que armou uma equipe muito eficiente e claramente o rubro-negro carioca demonstra uma clara evolução, mesmo que ainda tenha pontos de melhorias.
Essa evolução fica ainda mais clara quando observamos que Pedro e Cebolinha foram uns dos destaques da noite, quando vinham vivendo uma temporada bastante complicada. Na verdade, Cebolinha já sabia a capacidade do seu mentor de extrair o seu melhor.
Cebolinha foi contratado com status de grande reforço pelo Flamengo, mas acabou decepcionando e não conseguiu se estabelecer como titular. Sendo que na maioria das vezes que entrou em campo foi saindo do banco de reservas e posteriormente sendo alvo de diversas críticas.
O Flamengo de Tite já começa a empolgar?
Mas Cebolinha vem mostrando uma evolução extraordinária desde a chegada de Tite, que tem dado confiança ao seu antigo pupilo. Prova disso é mais um jogo como titular no lugar de Bruno Henrique e tem grandes chances de brigar pela titularidade mesmo com o retorno de BH.
No jogo contra o Palmeiras, Cebolinha não balançou a rede, mas deu a assistência para o gol de Arrascaeta em uma bela jogada coletiva, além de ter auxiliado nas roubadas de bola. Com Tite, Cebolinha demonstrou que melhorou também a qualidade de sua finalização e a mudança radical chama atenção dos torcedores.
E o que falar sobre Pedro? O atacante viveu um ano infernal, com direito a ser escanteado e até mesmo agredido em tempos de Jorge Sampaoli. Mas o jogador está dando motivos de sobra para não voltar mais para o banco de reservas. São quatro gols marcados nos últimos três jogos.
O camisa 9 parece ter recuperado a confiança e volta a ser o jogador decisivo e exímio finalizador. A torcida voltou a viver dias de romance com o jogador e não é à toa, mesmo com toda crise que enfrentou em boa parte da temporada, ainda assim conseguiu ser o artilheiro isolado do Flamengo com 33 gols marcados, alcançando a sua melhor marca até aqui.
Uma coisa é certa: Adenor Leonardo Bachi parece ter dado inspiração ao Flamengo e ter resgatado o melhor de Cebolinha e Pedro. O cenário se torna ainda mais positivo tendo em vista que dá a Bruno Henrique e Gabigol motivos para se entregarem mais em campo e gerar competitividade no setor ofensivo do Mengão.
Confesso que estou na expectativa de ver o que a temporada 2024 reserva ao time da Gávea, que sofreu em 2023. E olhe que o professor promete render grandes emoções para o torcedor rubro-negro que até começa a sonhar com uma arrancada histórica e um briga pelo título do Brasileirão.