Por: Leo José
O Flamengo inicia o mês de outubro com Mário Jorge dirigindo o elenco. O treinador do sub-20 coloca em prática o processo de transição no comando. Essa movimentação de bastidores é pensada, trabalhada e preservada pelo Rubro-Negro para ser usada sempre que há uma troca de técnico.
Jorge Sampaoli foi demitido oficialmente na última quinta-feira (28), e Mário Jorge assumiu o elenco na sexta (29) para comandar o Flamengo no sábado (30), diante do Bahia. A mudança ‘relâmpago’ fez o clube colocar em prática o ponto máximo do processo de transição técnica, liderado pelos gerentes Fabinho Soldado, Juan e Carlos Noval e pelo diretor-executivo Bruno Spindel.
Mário Jorge troca ideias e diálogos com os profissionais do time principal rotineiramente. Tais conversas são promovidas no CT Ninho do Urubu, principalmente, pelos gerentes. O objetivo da troca de experiências é deixar o treinador do sub-20 apto e por dentro do que acontece no elenco para, no caso de uma urgência, assuma o time sem estar ‘deslocado’. O ponto máximo desse processo apareceu novamente logo após a saída de Jorge Sampaoli.
— Acho que temos um processo muito bacana alinhado dentro do clube, com os profissionais da base estando próximos ao profissional, para que nesses momentos a gente esteja aqui e não ter tanto melindre, tanta preocupação, de conhecimento de caso. Isso aconteceu com outros profissionais, como Zé Ricardo, Maurício Souza. Isso acabou colocando os dois no mercado do futebol. Vejo isso com naturalidade — explicou Mário, em coletiva após vitória do Flamengo sobre o Bahia, por 1 a 0, no sábado (30).
Mário Jorge está no Flamengo há sete anos e faz parte das entranhas das categorias de base do clube. Treinador do sub-20, o profissional já comandou todos os estágios do Fla, desde o sub-13. Além da vitória contra o Bahia, o comandante também dirigiu o Rubro-Negro depois de Vítor Pereira ser demitido, vencendo o Coritiba por 3 a 0, na primeira rodada do Brasileirão, e perdendo de 2 a 0 para o Maringá, em estreia na Copa do Brasil.
Agora, Mário Jorge espera o desfecho das negociações do Flamengo com Tite, ex-Seleção Brasileira. O técnico interino, inclusive, inicia a preparação do Rubro-Negro para o jogo contra o Corinthians. O duelo na Neo Química Arena, no sábado (07), terá o profissional da base no comando do elenco profissional.
Fonte: Coluna do Fla