O Flamengo está cada vez mais próximo de fechar a contratação do meia Claudinho, do Zenit, da Rússia. O jogador já se acertou com o Rubro-Negro, porém resta o acordo com os russos, algo que deve acontecer nas próximas horas. A despedida do meia deve ser contra o Krasnodar, neste sábado (13), às 14h30 (de Brasília), em Volgogrado, pela final da Supercopa.
A oferta do Mengão por Claudinho é de 18 milhões de euros, algo próximo de R$ 106,9 milhões. Tal investimento recebeu uma análise de Douglas Fortunato. Procurado pela reportagem do MRN, o analista listou cinco qualidades que o jogador trará ao elenco do Flamengo.
➕ Claudinho no Flamengo: Zenit se aproxima de ‘substituto’ e deve agilizar lado do Mengão
“A primeira que chama mais a atenção é a capacidade dele de fazer associações curtas, é um jogador central, um camisa 10, gosta muito de se associar com os ponteiros, pelo lado do campo, assim como também dar apoio para os volantes receberem passes”, disse Fortunato.
Douglas também destacou a capacidade artilheira de Claudinho. Na temporada de 2020, pelo Red Bull Bragantino, o atleta foi o artilheiro do Brasileirão com 18 gols. Já pelo Zenit, foram 10 gols durante 2023/24.
“O segundo ponto é o último terço do campo, Claudinho é um cara que pisa muito na área, que finaliza com frequência, até por isso foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro em 2020 e craque do campeonato. Tudo isso por conta das capacidades dele de finalização do último terço, chamada de zona 14, área mais perigosa do campo”, pontuou.
Claudinho trará mais dinamismo ao Flamengo
“Ele também tem capacidade de identificar vantagem, ou seja, conseguir enxergar quando pode se posicionar atrás do volante adversário. Ou quando vai fazer um giro para sair do adversário, um toque só, de identificar quando o seu companheiro está em uma melhor posição”, acrescentou Fortunato.
Além da visão de jogo, Claudinho também confunde muito os adversários, já que finaliza com as duas pernas, algo que era visto no Flamengo com o atacante Vitinho, hoje no Al-Shabab.
“Claudinho possui uma visão periférica. Consegue identificar muitas vantagens no campo, especialmente vantagens territoriais. Tem questão de ser ambidestro, um cara que consegue finalizar, cruzar com as duas pernas com boa eficiência. Ele é destro, mas consegue usar a perna esquerda com bastante precisão”, elogiou.
Marcação com alta intensidade
“O último ponto é a pressão na saída de bola, ele é um cara que consegue pressionar a saída de bola adversária. É o que o Flamengo do Tite precisa bastante. Não sei se os homens de frente, Arrascaeta, De La Cruz, Lorran, são jogadores que têm muita capacidade de conseguir fazer essas pressões mais curtas. Ele demonstrou essa capacidade de fazer isso”, finalizou Douglas.
Caso Claudinho seja oficializado como reforço do Flamengo, o contrato será de cinco anos. Até o momento, o Rubro-Negro não anunciou nenhuma contratação na janela.
Fonte: Mundo Rubronegro